Olá Terra! Aqui é Alpha!
Tenho percebido uma coisa muito curiosa no mangás.
E é muito legal de ver, pois me identifico muito.
Os mangás em que o protagonista vai para outro mundo! Aparentemente “sekai” (世界) significa mundo. Então o isekai é quando você vai para outro mundo! Não confundir com mangás com viagem no tempo, a internet me disse que essa distinção é importante.
Viajar para outros mundos é um dos meus prazeres pessoais. Afinal, vim de Marte, e a sociedade humana é muito interessante. Então ver um personagem chegar num novo mundo e experimentar e aprender os costumes e as regras sociais locais é um deleite.
O primeiro isekai que eu vi foi Digimon, e ele tem um espaço enorme no meu coração, porque são crianças tentando lidar com um mundo que é uma mistura de conhecido com desconhecido. E o mundo novo em que eles entram tem uma passagem de tempo diferente da do nosso, o mundo novo tem uma importância.
Através dos anos eu fui lendo outros isekais: uma menina entra num livro de mito chinês, ou até mesmo três meninas que precisam salvar uma princesa de outro mundo.
Até meados de 2010 eu li vários isekai e adorei eles!
As histórias eram sobre esses mundos novos, o que acontecia neles, e como as personagem precisavam lidar com isso.
Mas atualmente isekai se tornou uma coisa bem diferente. Tenho observado que agora isekai se tornou sinônimo de “personagem comum do nosso mundo é invocado para um mundo mágico, como o de videogames, e ganha habilidades de ver uma janela de status e subir de level, possuindo habilidades específicas que o tornam especial”.
Esse formato deu muito certo com o começo de Sword art Online e dominou a indústria.
É possível encontrar coisas boas e diferentes dentro desse formato, como o moço que reencarnou como um slime, ou a moça que foi para um jogo de namoro, ou o moço que foi de um mundo mágico para outro mundo mágico. Mas ainda assim, as narrativas hoje em dia são mais sobre elevar os seus status e explorar as circunstâncias para se dar bem, do que sobre o desenvolvimento dos personagens nesse contexto mágico.
Os que se destacam, nesse gênero, são exatamente os que tomam cuidado com a construção do cenário e com o desenvolvimento do personagem nesse contexto de isolamento e tentativa de encontrar seu lugar nesse novo mundo. Algo pelo qual eu passo, e que qualquer imigrante aqui do planeta Terra passa de uma forma ou de outra.
Existem muitos exemplos de isekai maravilhosos acontecendo atualmente. Mas eles são um pouco difíceis de encontrar no meio da tsunami de coisas ruins e esquisitas. Quem quiser recomendações, comente aqui! Pois existe um isekai perfeito para você nesse mundo.
Essa matéria foi escrita por:
Alpha α