Sempre gostei de criar mundos e desenhar mapas. Mas fiz sempre de forma muito amadora e sem pesquisar ou pensar muito sobre o assunto. Vendo que é um assunto recorrente nos meios do RPG, resolvi pesquisar, estudar e irei fazer uma série de artigos onde darei dicas desde o início da ideia, até a elaboração da geografia do mundo, sua cultura e até o desenho de mapas.
Estaremos abordando os seguintes temas:
· Ideia e conceito (abordado neste artigo);
· Geografia e mapas (com entrevista de Sra. Daven Rue, Mestra dos Mapas);
· Climas e biomas;
· Biodiversidade e evolução;
· Cultura;
· Classes sociais;
· Cosmologia e religião;
· História;
· Magia e;
· Tecnologia.
Neste primeiro artigo começaremos falando da ideia de criação e como podemos usar ela para criar seu mundo. Vamos tentar criar uma ideia original e que possamos utiliza-lo ao longo do desenvolvimento de qualquer mundo.
Paralelamente, irei criar com vocês um mundo totalmente novo com a ajuda de vocês. Com sorte, irei conseguir algumas sugestões legais para nosso novo primeiro mundo coletivo da Dungeon Geek.
Vamos lá?
Tudo começa com uma ideia. A ideia de construir, mudar, moldar algo que você pensou e quer desenvolve-lo além de uma ideia simples de sua imaginação. Quando você percebe, você criou um mundo só seu, com continentes, povos, culturas e com suas características próprias. Mas será que está bom? Precisa melhorar? Vão aceitar meu trabalho?
Para começarmos, temos de escolher um método que você estará utilizando para construir o seu universo. Existem dois modos:
1) De dentro para fora
Deste jeito você possui uma história em mente e precisa criar ou adaptar o mundo a sua volta para fazer o mundo se encaixar. Você define as premissas do seu mundo para que faça sentido o que deseja contar e como será a relação das informações. Você deve prestar atenção como cada uma destas premissas afeta o mundo e sua funcionalidade. Algo como que ações seus jogadores irão fazer e como irão afetar o mundo.
Um exemplo é se você fosse criar algo sobre pessoas que controlam dragões nos dias atuais, você teria de definir os limites e habilidades destas pessoas e das criaturas e então poderia ver como isso afetaria o governo, tecnologias, religiões, cultura, etc.
2) De fora para dentro
Com este método, você vai conceber o conceito de como será o mundo com seus limites físicos e geográficos. Você deve criar pensamentos cada vez mais detalhados para seu universo, com limites se tornando fronteiras e países, o que é cultura e governo e assim por diante. Você acaba por pensar em questões mais globais, para depois ir para o microcosmo dos personagens.A maioria dos autores utiliza esta técnica para moldar o mundo todo, para depois inserir os personagens e suas histórias.
Como não há jeito correto, você pode utilizar um ou outro, algo ente os dois ou criar seu próprio método. O melhor contexto para sua ideia é tentar criar algo que defina o seu mundo. Seja ele um mundo com dinossauros, bruxos com colégios mágicos ou cidade que andam e consomem outras.
Não vamos focar em nenhum sistema de RPG no momento, mas iremos abordar mais para frente como encaixar em alguns jogos as mudanças e criações.
Na hora que estiver imaginando criar um mundo, seja para RPG ou para um livro que está escrevendo, você precisa ver os conceitos que te norteia este universo.
Este momento é por onde começa a construção do seu mundo seja de fantasia, mundo alternativo ou de ficção científica. Este é o ponto em especial que irá determinar como você irá mudar e moldar sua criação, crescendo a partir daqui.
J. R. R. Tolkien, autor de O Hobbit e O Senhor dos Anéis começou de um jeito pouco comum, criando uma língua fictícia por completo que seria falado por seus personagens. Como um filologista e linguista, Tolkien desenvolveu o Quenya, língua dos elfos, para então expandir e criar a Terramédia.
O importante é determinar o aspecto que você imaginou que será mais interessante em desenvolver e a partir deste ponto expandir. E assim você tem seu ponto de inicio. Foque neste elemento e as peças que seu mundo precisa para isso acontecer, fazendo uma base sólida para sua fundação.
Então, qual a ideia vamos usar para criar o primeiro cenário do DG?Postem suas ideias nos comentários abaixo ou nas redes sócias do Dungeon Geek 21!
Até a próxima.
Dica deste artigo: Leia livros fora de sua zona de conforto. Muitas vezes ler algo diferente, pode te dar ideias novas.
Agradeço ao Nouky por ter feito este incrível logo do Caldeirão dos Mundos! =-)
Fontes: