Para começar a páscoa com algo incrível e maravilhoso é necessário falar de um coelho pra lá de especial que está faltando em minhas prateleiras de colecionáveis. Todos que me conhecem sabem que eu sou apaixonado por Art Toy um movimento que começou na década de 90 onde artistas transformam ícones pop em arte.
Para falar especificamente sobre esse coelho precisamos explicar um pouco sobre seu criador Frank Kozik, filho de um americano com uma espanhola, Frank passou parte de sua infância na Espanha se mudando para os EUA por volta dos 15 anos. Aos 18 se alistou na aeronáutica e assim que teve uma dispensa honrosa começou a trabalhar em arte para posters de concertos punk rock.
Em 81 sua reputação começou a se espalhar e assim ficou famoso internacionalmente com seus posteres graficamente atraentes.
Para você entender o quanto esse cara é incrível ele criou arte para diversas bandas conhecidas como Pearl Jam, The White Stripes, The Beastie Boys, Green Day, Neil Young e Nirvana.
Além de ser um artista nato Frank entrou de cabeça para o mundo da música e alguns anos depois começou sua própria gravadora produzindo álbuns para várias bandas dentre elas Sex Pistols e o primeiro single do Queens of The Stone Age.
Mas sua paixão estava em outro lugar e no ano de 2001 ele fechou sua gravadora e começou a se dedicar integralmente a sua arte e ao novo movimento do Art Toy.
Um pouco antes de fechar a gravadora em 1996 Frank estava em um bar no japão e começou a desenhar um coelho em um porta copo e não tardou a começar a produção do coelho em alguns objetos como isqueiros e lancheiras, mas o Labbit tomou vida mesmo em 2000 quando Frank levou o desenho para Tokyo, Japão oferecendo uma parceria com uma empresa japonesa para a fabricação de seu querido coelho, o chamando de Smokin’ Rabbit traduzido para “Coelho Fumante”, porém quando Frank recebeu os coelhos finalizados um erro no nome foi cometido transformando o Smokin’ Rabbit em Smorkin’ Labbit.
Frank ficou maravilhado com o nome achando genioso o erro assim abraçando o novo nome e começando a chamar seu “Rabbit” de “Labbit”.
Em 2003 Frank se juntou a Kidrobot, uma das maiores empresas de colecionáveis Art Toy e começaram a produzir juntos o Labbit em vinil fazendo um enorme sucesso na comunidade de colecionadores. Hoje podemos dizer que existem mais de 150 modelos de Labbits já feitos em diversos modelos e tamanhos.
Agora só falta eu comprar um ou ganhar de alguém #FIKDIK.
E você gostou do Labbit?
Tenha uma ótima páscoa e até mais!
Quer saber mais sobre Frank Kozik acesse: http://www.frankkozik.net/
Quer ver mais coisas da Kidrobot e o Labbit acesse: https://www.kidrobot.com/