Comparando A Divina Comédia com Over The Garden Wall

Olá pessoal!

É Halloween e eu re-assisti à obra de arte que é Over The Garden Wall (O Segredo Além do Jardim), uma minissérie da Cartoon Network em 10 episódios de 11 minutos que foi lançada em 2014. Essa série conta a história de Wirt e Greg, dois irmãos perdidos na floresta, que durante esses 10 episódios eles vão passando por lugares diferentes tentando encontrar o caminho de volta para casa.
No ano em que saiu, eu e um amigo fomos vendo comparações interessantes aqui e ali e percebemos que havia muitos paralelos entre a minissérie e A Divina Comédia, de Dante Alighieri, e escrevemos correndo um docs sobre algumas das semelhanças entre os episódios e os círculos do inferno.
Hoje é o que em que caiu a minha ficha de que eu podia publicar esses paralelos, que já foram abordados por outras pessoas, mas nunca em português.
Reiterando que são curiosidades, mas que o roteiro de OTGW não é baseado na Divina Comédia.

Vestíbulo. “The Old Grist Mill”

O primeiro episódio é o episódio em que Wirt e Greg atravessam, literalmente, um rio para entrar no desconhecido, depois que o lenhador os avisa para terem cuidado. Na Divina Comédia é onde o protagonista é recebido pela frase “ó vós que entrais, abandonai toda a esperança”.
O vestíbulo contém a entrada do inferno e os avisos dos perigos que estão por vir, além de ser o lar dos inertes rejeitados por Deus e pelo Diabo. Pode-se dizer que é aonde chegam as almas perdidas, como os dois irmãos.
É também o ponto da história que a Beatrice aparece e pergunta se eles estão perdidos e que ela pode ajudar eles a encontrar o caminho para casa. Na Divina Comédia, Beatrice é a alma de sua amada, que guia Dante no trecho do Paraíso.

1º Círculo do Inferno – Limbo. “Hard Times at the Huskin’ Bee”

Nesse episódio os irmãos encontram Pottsville, uma cidade em que esqueletos estão comemorando o final da colheita de outono, sendo comandados por Enoch. Na bíblia, este é o homem que ascendeu aos céus sem morrer, na minissérie ele é um gato preto.
O gato preto e os símbolos do Dia de Ação de Graças durante o episódio podem mostrar que esse é o círculo do inferno, Limbo, aonde ficam as almas não batizadas, comemorando rituais pagãos.

2º Círculo do Inferno – Luxúria. “Schooltown Follies”

Neste episódio temos a Professora, que está caindo de amores e é o círculo do inferno para os que cometem o pecado da luxúria. O amor da professora é tanto que ela não consegue dar aula, ela canta sobre a maçã com um verme dentro. Maçãs simbolizam o pecado inicial, de Eva.

3º Círculo do Inferno – Gula. “Songs of the Dark Lantern”

Qual o seu papel na sociedade é o que você é, segundo os personagens da taverna, cujas portas são guardadas por um enorme cachorro, tal qual Cérberos. Não importa se você é um ladrão, porque esse é o seu papel, o que causa medo é o Desconhecido e aqueles que não têm um papel a cumprir, como a Beast. Acredito que a Beast seja como Lúcifer, que caiu e perdeu o seu papel no exército divino.
Durante o episódio, Wirt tenta descobrir quem ele é e Greg está comendo quantidades copiosas de comida, ao fundo, mostrando ser o círculo da Gula.

4º Círculo do Inferno – Ganância. “Mad Love”

Este é outro episódio em que o paralelo é bem claro. Nele, Quincy Endicott passa muito tempo cogitando a possibilidade de sua ganância tê-lo enlouquecido, enquanto pisa em comida e desdenha de gastos caros com pavões albinos premiados. É um rico empresário de chá, com uma mansão tão grande e labiríntica que se fundiu com a mansão de sua rival, que ele vê como uma aparição e decide que está enlouquecendo.
Neste círculo, as almas gananciosas estão banhadas em ouro fervente pela eternidade, como a montanha de ouro no fundo do poço em que Greg joga moedas no final.

5º Círculo do Inferno – Ira. “Lullaby in Frogland”

O círculo da Ira é onde há o Rio Styx, rio dos mortos que você precisa pagar uma moeda para atravessar. A punição dos irados é serem afundados na lama até o pescoço, incapazes de se acalmar.
No episódio, Wirt e Greg estão num barco atravessando um rio, e percebem que os outros passageiros, todos sapos, ficam bravos e irritados facilmente. Tanto os policiais sapos perseguindo os personagens, como os sapos que ficam sem poder escutar a banda. Depois de acalmar os sapos tocando fagote, todos os passageiros desembarcam e se afundam na lama para hibernar durante o inverno que está chegando.
Neste episódio também temos a ira em Wirt, que é traído por Beatrice e foge, e na própria Beatrice, que se volta contra Adelaide.

6º Círculo do Inferno – Heresia. “The Ringing of the Bell”

Heresia é o pecado de não acreditar em Deus. Nesse episódio temos Lorna e Tia Whispers e ambas podem ser consideradas hereges, pois a Tia é uma bruxa e Lorna é uma moça possuída por um espírito maligno que come pessoas.
Neste círculo, o primeiro do baixo inferno, as almas são condenadas à tumbas flamejantes e, no episódio, todos aqueles que Lorna consome sobram como esqueletos que ela organiza respeitosamente numa tumba pessoal. Lorna também estava doente e pálida, devido ao fardo que era carregar tal espírito.
Outro símbolo importante é o sino, capaz de aplacar demônios. Tal símbolo pode ser religioso ou pagão, dependendo da cultura e da história.

7º Círculo do Inferno – Violência “Babes in the Woods”

Neste episódio Greg reza para achar uma solução, já que Wirt fez ele acreditar ser o responsável por eles estarem perdidos. Wirt abandonou as esperanças e sua alma está perdida, então, depois de rezar, Greg vai para a Cidade das Nuvens. Lá ele a protege do Vento Norte, numa sequência cuja direção de arte é uma homenagem aos clássicos desenhos dos anos 20, e a Rainha das Nuvens lhe concede um desejo.

O sétimo círculo é separado em 3 compartimentos:
Parte exterior – Violência com o outro. Que pode ser o Vento Norte, que é uma representação literal do inverno.
Parte do meio – Violência contra si. É o Wirt desistindo/caíndo em suicídio, e sendo punido ao ser transformado em árvore. A punição para a parte central na divina comédia é representada como a floresta dos suicidas, onde aqueles que tomaram violência contra si mesmo transformam-se em árvores e se tornam imóveis para toda a eternidade.
Parte interna: violência contra deus, a blasfêmia e a violência contra à natureza. Nela, Wirt levanta e se revolta contra o inverno, quase morrendo ao cair no lago congelado.

O Greg indo com as Beast e deixando o Wirt para trás é um pária. Que se sacrifica pelo próximo, como Jesus, tomar o lugar do irmão é o pedido que Greg fez à “Deus”, a Rainha das Nuvens.

8º Círculo do Inferno – Malebolge. “Into the Unknown”

Neste episódio temos como Wirt e Greg caíram num lago durante o Halloween e acordaram perdidos na floresta do Desconhecido. Até essa cena, vemos como é um pouco a relação do Wirt com as pessoas da sua escola e como ele tem uma crush que não consegue conversar.
Esse é o círculo descrito para punir “Almas dos sedutores, aduladores, simoníacos, adivinhos, fraudulentos, hipócritas, ladrões, maus conselheiros, fundadores de seitas e falsários.” cada um com seu próprio círculo, bolgia (ou fosso). E temos o Halloween, o dia da fraude. Os representantes das 10 bolgias estão espalhados no cenário.
Sedutores: Jason Funderberker que está tentando seduzir a Sara;
Aduladores e lisonjeiros: A amiga da Sara que elogia Jason Funderberker, que está vestida de pássaro;
Simoníacos/Traficantes de artefatos sagrados: o Greg com a Pedra dos Fatos de Pedra;
Adivinhos: As amigas da Sara que querem adivinhar as fantasias deles, uma delas vestida de ovo, sem ser claro se é a frente ou as costas da fantasia;
Corruptos: Os policiais que mentem e falam que vão prender as pessoas fantasiadas e terminam toda a frase com “há, estou só brincando”;
Hipócritas: Old Lady Daniels, que diz para o Greg que nada nesse mundo é de graça, e faz ele trabalhar de graça por doces no Halloween;
Ladrões: Durante o episódio todo, o Wirt tentou roubar a fita que colocaram no casaco da Sara; havia literalmente um par de ladrões fantasiados atravessando uma rua;
Maus conselheiros: O Wirt para si mesmo, durante a série inteira, fica se auto-boicotando, mas o pior conselho do episódio são os que ele dá para o /greg;
Semeadores de discórdias: Amigas de Sara que falaram pra ele que ela ia sair com o Jason Funderberker.
Falsificadores: o Halloween como um todo.

9º Círculo do Inferno – Traição e Ponto mais baixo do Inferno. “The Unknown”

É interessante que a primeira coisa que Greg fala para o Wirt nesse episódio é confessar seus pecados.
O círculo dos traidores, lago congelado onde está acorrentado Lúcifer, é dividido entre os que traem a família, os que traem a pátria, os que traem os amigos e os que traem os benfeitores. Neste episódio Wirt cai num rio congelado e precisa de ajuda para se esquentar.

Por um momento parece que o traidor do episódio seria a própria Beast, mas a maior traição que acontece é o Lenhador traindo sua palavra e sua crença e apagando o lampião que ele acreditava conter a alma de sua filha. A punição dos traidores é ficar perdido na escuridão, então apagar a luz é um gesto simbólico disso.

Neste episódio também temos a Beast apresentada como uma criatura aterrorizante cheia de buracos, como Lúcifer contendo três faces e três bocas. Porém, a prisão de Lúcifer está além dos 9 círculos, está no Ponto mais Baixo do Inferno, no Centro da Terra.

No final deste episódio, temos os irmãos se despedindo de Beatrice, pois eles não estão mais perdidos e Wirt amadureceu o bastante para arcar com a responsabilidade de ser o irmão mais velho. Wirt acorda dentro do lago que eles caíram no Halloween, e salva o irmão e o sapo. Eles são resgatados e levados ao hospital, aonde Wirt demonstra que aprendeu as lições do Desconhecido, mas não deixa claro se lembra delas.

E é isso pessoal. Tem mais um monte de coisa que eu poderia e gostaria de falar dessa série, mas por hoje chega.
Até uma próxima!

 

Essa matéria foi escrita por:
Hita Aisaka

Deixe um comentário