Conhecendo LARP (Live Action Role-Play)

Olá Dungeon Geekers!

Alguns de vocês devem estar familiarizados com o termo LARP, ou Live, ou Live Action, mas caso você nunca tenha ouvido falar nisso, não tema! Estamos aqui hoje para te explicar o que é esse Live Action Role-Play significa!

O LARP nada mais é do que uma das formas de jogar RPG. Em um Live, ao invés de jogarmos com nossas fichas na mão, nós interpretamos os nossos personagens nós mesmos, encarnamos os personagens como um ator encarna um papel em um filme!

O cenário não é imaginado conforme o Mestre narra a história, o local é o cenário, tudo é vivenciado onde estamos, num lugar real, com pessoas reais caracterizadas, ambientação real e objetos reais. Demais, né?

Os cenários do LARP funcionam exatamente como mesas de RPG, podendo ser adaptadas para cada estilo, Idade Média, Vampiro, Horror, Ficção Científica, tudo o que a criatividade dos organizadores puderem trazer, mas é claro, que tudo isso implica algumas regras:

Não é permitido nenhum tipo de contato físico! A não ser um comum acordo entre ambas as partes. Geralmente cenas de luta, a não ser que esteja jogando batalha campal, com pessoas capacitadas à isso, com proteção e armas que não machucam, são narradas ou encenadas sem que ambas se toquem. E também evita que surjam certos contatos que causem constrangimento à qualquer parte.

Não se usam dados nos Lives, ainda assim, são utilizadas fichas adaptadas para o live, e geralmente para ganho da disputa são feitas comparações de fichas, par ou ímpar, ou qualquer outro tipo criativo que a organização puder achar conveniente para a situação. A criatividade rola solta!

E o Mestre? Como o cenário não precisa ser descrito, a narração parte de um tema, uma festa, uma reunião, um Conselho unido, e a partir daí, as descobertas vêm através de ação dos próprios jogadores, o Mestre está lá para manter e coordenar eventualidades e garantir que as coisas andem na linha. 

A prática dos LARPs vem crescendo cada vez mais, mundialmente, ele é praticado há muitos anos (bota aí mais de 40) e existem grupos e comunidades fortíssimas dedicadas a eventos enormes e inclusivos para os jogadores!

Além de ser um exercício físico e mental, ele cria laços de amizades com pessoas que provavelmente você irá levar consigo pelo resto de sua vida, mesmo que ela seja sua inimiga no jogo!

Aqui na Dungeon Geek 21 nós temos um Live Action, o Cursed Nights, porém, é uma pauta para uma outra matéria…

 

Essa matéria foi escrita por:
Ju Puccia

2 comments

  1. Matéria super bem explicadinha!! 😀 Adorei!

  2. Eu ainda tenho meu Leis da Noite autografado… Pena que nunca consegui jogar…

Deixe um comentário