Há 3 meses, meu marido e eu nos mudamos para uma cidadezinha dos Estados Unidos chamada Bentonville, localizada no estado do Arkansas.
Apenas para contextualizar: essa cidade possui um pouco menos de 40 mil habitantes e grande parte de suas atividades gira em torno do Walmart. Isso porque foi nessa região que surgiu a rede de hipermercados.
Pensando pelo lado de que os Estados Unidos é berço de vários elementos da cultura geek, não parecia má ideia nos mudarmos para cá. Como essa foi minha primeira viagem internacional, eu não sabia bem o que esperar, pois, quando morei em uma cidade no interior de Minas Gerais, eu tinha pouco acesso a assuntos como RPG, boardgames, cardgames etc. Para minha surpresa, a cidade está bem servida de opções. Embora até o momento eu tive pouco contato com os “nerds locais”, já encontrei muitas curiosidades que serão tópicos para algumas matérias, desde coisas que encontrei na própria loja do Walmart até lojas especializadas em cultura POP em geral.
Certo dia, eu estava curiosa para saber se existiam atividades referentes à RPG na cidade, então comecei a procurar grupos no Facebook. Foi então que eu descobri o grupo “Northwest Arkansas Roleplay Gamers”. A comunidade de jogadores, responsável pelo grupo, existe desde 2004 e todo terceiro sábado de cada mês eles organizam um encontro para jogar aventuras “one shot” e jogos de tabuleiro, em locais alternados.
No dia 20 de abril, fui conferir o evento, realizado na cidade de Springdale, na loja “Game X Change”, especializada em compra e venda de consoles, jogos, acessórios, cardgames, DVD’s, boardgames, HQ’s e outros itens do universo geek.
A loja inaugurou o espaço para jogos recentemente. Quando eu cheguei, havia aproximadamente 3 grupos: um deles jogando RPG e os demais jogando boardgames. Comparado aos eventos realizados em São Paulo, foi um encontro bem tímido. Durante o tempo que fiquei na loja, não chegou ninguém novo para participar; provavelmente a duração não foi até as 21h, como estava inicialmente previsto.
Infelizmente não consegui participar do evento do mês de maio, devido a forte chuva que caiu no dia, mas pretendo participar mais uma vez, para conferir se a falta de participantes no evento de abril tem alguma relação com a localização ou se acontece por falta de divulgação.
Texto escrito por:
Raquel Avelar