O QUE SÃO NPC’s?
Os Non-Player Characters (NPC’s) ou os Personagens do Mestre (PdM) são provavelmente um dos aspectos mais importantes do RPG. Muitas vezes as ações dos Jogadores e seus Personagens acabam por influencia-los e como eles irão agir (ou reagir!) – muitas vezes se tornando aliados ou inimigos durante o jogo. Vou me basear no artigo de Jared Hunt no Role Playing Tips.
O improviso ajuda, mas como aprendi, os jogadores percebem quando o NPC é raso e não ajuda na motivação de continuar seguindo ou interagindo com ele(a). E o inverso também é verdade, pense, você gastou horas em um NPC super legal, mas eles só querem interação no feito na hora. Por que? Eu acredito que é pela originalidade e como ele se adapta a situação. Uma coisa pode ser legal para o Mestre, mas para o Jogadores, é meio maçante (fuja do estereótipo, quando puder).
É importante você classificar os NPC’s em categorias que possam te ajudar a desenvolver seu tempo no que é mais importante durante o jogo. Você não deve gastar muito tempo na construção de alguém que os Personagens vão ver apenas uma vez. Assim você pode alocar a quantidade certa de energia para cada um deles.
SUGESTÕES:
· Combatentes: são os NPC’s que que lutam junto ou contra os jogadores. Estes NPC’s precisam de estatísticas completas do jogo, mas talvez não muito no desenvolvimento da personalidade. Ex: Soldados, mercenários, guarda, etc.
· Elenco: aqui estão as pessoas que interagem com os Personagens com regularidade e devem ter a motivação muito bem trabalhada, com histórico, tom de voz ou sotaque e outros detalhes para estes personagens. Ex: Taverneiro, Contato, Mentor, etc.
· Presença Especial: São NPC’s que são importantes que aparecem uma única vez e devem ter suas motivações bem desenvolvidas, porém não tanto como as do Elenco.
Ex: Rei, líder de gangue, general, etc.
· Extras: São os NPC’s que estão lá para fazer volume na cena, com algumas informações de como se vestem e suas intenções. Ex: Pedestres, clientes em um mercado, pessoa no lugar errado no momento errado, etc.
· Cenário: Este é o tipo de NPC que faz parte do cenário que pode acabar interagindo de acordo com a resposta dos jogadores. Ao contrario dos Extras, estes estão lá para interagir e podem se tornar Elenco ou não.
Você pode sobrepor alguns dos itens, como alguém do elenco que saiba lutar.
Agora para aqueles NPC’s que são importantes (como o Elenco), você terá trabalho em descrevê-los, mas não só visualmente, mas também psicologicamente. Abaixo segue em linhas gerais o que você deve ter para ajudar você a se visualizar o NPC.
Físico:
· Raça;
· Altura e Peso;
· Cor do cabelo e do olho;
· Tipo de corpo (magrelo, musculoso, gordo, etc.);
· Roupas (cor, condição, etc.);
· Armas (ou a falta delas);
· Equipamento (condição, quantidade);
· Marcas Indistinguíveis (você pode escolher de uma grande variedade);
· Se possível, pense em um ator ou atriz que seja parecido.
Psicológico:
· Expressão facial;
· Linguagem corporal e movimentos;
· Estado emocional atual;
· Comportamento (agitado, agressivo, amigável, etc.).
Tenha nas suas anotações estes detalhes no NPC. Pois acaba ajudando na descrição da cena e os jogadores identificarem com quem podem estar interagindo.
Planeje as ações dos NPC´s, pois você já sabe a personalidade deles e suas motivações, você consegue saber como ele reage ao mundo, em especial aos Personagens. Isso será útil para você saber como ele reagirá a diversas situações. Anote o que será mais comum que o NPC faça caso enfrente determinada situação:
· Atacado (por um monstro ou personagem);
· Subornado (útil especialmente pelos homens da lei como guardas e policiais);
· Ameaçado;
· Traído;
· Lisonjeado (há pessoas que simplesmente adoram ser lisonjeadas).
CONCLUSÃO:
Mas há diversas situações que o NPC pode enfrentar e reagir. Pense em como ele deve responder a alguma situação comum aos jogadores.
E lembre-se de não exagerar, especialmente para todos os NPC’s que você irá encontrar. Pois você gastará muito tempo em alguém que os Personagens irão ver apenas uma vez. Lembre-se da primeira dica que falei, dedique seu tempo naqueles que são apensa interessantes.
E como sempre, divirta-se jogando!
Essa matéria foi escrita por:
Felipe Holzmann