No Brasil está cada vez mais comum os jogos serem considerados como um entretenimento viável e agradável. E com os jogos de tabuleiro e RPG, tivemos uma expansão a nova fase de eventos.
E a indústria de jogos acaba por cada vez mais se juntar para oferecer novidades ao público, desde lançamentos nacionais e internacionais. E nada como um evento para apresentar e demonstrar seu novo produto a vários visitantes.
Claro que no meio eletrônico, que é mais difundido, temos eventos como o Brasil Game Show (BGS) que atrai milhares de pessoas e preenche um pavilhão enorme com expositores, só para as novidades dos jogos de console e computador.
Mas os jogos mais analógicos ou “de mesa” costumam ter eventos regionais ou especifico da indústria de jogos e brinquedos.
Com a popularidade dos jogos de tabuleiro e RPG houve um aumento nos eventos de nível nacional, como o Diversão Offline RJ (Doff), o Game Show da Abrin e o World RPG Festival (WRPG).
E se espalhando de forma mais tímida em eventos como na CCXP e o Anime Friends.
Mas o evento que ocorreu neste final de semana, nos dias 27 e 28 de abril, foi o Diversão Offline em São Paulo (DoffSP), que desde o ano passado a franquia carioca vêm apostando no mercado paulista. Ingressos esgotados em ambos os dias e muito agito na região da Av. Paulista para os apreciadores de jogos.
E devo dizer que foi uma surpresa agradável ver o quanto cresceram e melhoraram a infraestrutura e disposição dos estandes.
Diversas editoras e produtoras de jogos compareceram ao evento, cada uma com seu espaço para experimentar seus jogos e hipnotizar os olhares com o display dos jogos, mesas e produtos à venda.
Mas ainda tem uma área pequena de jogo livre.
Isso deve ocorrer devido ao Centro de Convenções São Luís não ser muito grande e quererem priorizar o espaço para os expositores. Faz todo o sentido.
Houve lançamento e demonstração de jogos e produtos, display de mobília para jogos (que eu acho muito legal) e palestras e ainda a premiação Ludopedia e do Goblin de Ouro.
O evento contou com presença da Galápagos e uma sala para jogar jogos de D&D – lançamento esperado para o segundo semestre de 2019, diversas empresas de jogos de tabuleiro como a Conclave, Red Box, e Meepel BR, e no meio editorial de RPG’s a Retropunk, New Order, Jambô, Pensamento Coletivo e a Aster.
Já de palestras interessantes tivemos sobre educação, monitoria profisional para jogos, experiências de como o mercado atua em diversos segmentos e sobre a tradução do D&D 5ª edição.
O ambiente e o clima do evento me impressionaram positivamente.
Me fez lembrar GENCON, uma das maiores feiras de jogos do mundo, onde prezam muito pela segurança e bem-estar das atendentes, além é claro da diversão.
Sugestões que gostaria de dar ao evento aqui de SP, é uma área para a família, onde pais e filhos possam ir e se divertirem OU um dia especial, focando na diversão da família. E uma área maior de jogos livres. Em vez de cada stand de jogos possuir na sua área um jogo para experimentar, salas ou locais já predeterminados com monitores das editoras/produtoras para demosntrar para quem quiser.
Mas, veremos o que o futuro do evento irá trazer!
Espero que ano que vêm tenham novamente, pois o pessoal da Geek Carioca manda muito bem.
E você, foi ao evento? O que achou? Gostaria de ir? Comente!
E lembre-se, jogue para se divertir!
Essa matéria foi escrita por:
Felipe T. Holzmann