Escrito nas Areias – O Contrato Social

Bem-vindo aspira!

Se você já teve problemas na mesa, já ouviu sobre o tal contrato social?
Ok, e onde está ele? É preciso chamar o pai do Jack Sparrow pra trazê-lo?

Eu nunca achei um conjunto simples e funcional de regras, apenas o velho “use o bom senso”.
Pffff… Acho que eles não sabem como o mundo real funciona, afinal se precisamos de um contrato social é porque tem gente que não sabe o tal “bom senso” do RPG, e deixam para nós o pepino. O tal de Contrato Social é uma abstração, são as regras sociais para se jogar RPG sem ter nenhum problema grave, os menores você resolve. Vamos estabelecer então algumas regras como base e trabalhar em cima. Não são definitivos, nem os melhores, mas é o que temos e você vai ter que trabalhar com eles por enquanto.

Vamos dividi-los em Regras de Ouro, Regras de Prata e Regras de Bronze.

  1. Regra de Ouro: Esta regra deve ser aplicada acima de tudo e todas.
    Se divirtam: Regra básica e maior de todas, ninguém se reúne com os amigos para sofrer, até mesmo as reuniões de estudos são para relaxar um pouco. Então se algum amigo estiver sendo um babaca com o outro, não se incomode se precisar parar tudo e arrastar o babaca pra uma conversa, e em casos extremos a expulsão pode ser necessária.
  2.  Regras de Prata: usar a gosto!
    • O mapa da mina: Antes de tudo, o mestre deve definir algumas coisas e informar os jogadores, o guia abaixo pode ajudar.

    Nome da aventura;
    Sistema e Suplementos Permitidos;
    Iremos jogar com o Tema: Horror/Fantasia/Etc  e o clima será Descontraído/Sério/Cômico;
    Restrições de classe/talentos;
    Local, frequência, tempo de sessão e duração da campanha;
    Número máximo de jogadores;Conteúdo adulto ou violento?;

    • Regras especiais: Como vai ser dividido o tesouro, morte de personagens, faltas e desistências, jogadores convidados e novos jogadores, punições em caso de desrespeito, forma que será marcado as reuniões, com quem fica as fichas de PJ, se o Jogador versus Jogador será tolerado, rolagem de dados aberta ou dentro do escudo.
    • Nada de mãos passeando por ai: Não encoste nos amiguinhos ou coisas dos amiguinhos sem permissão, e quando digo permissão ela deve ser verbal e não aquelas subentendidas do tipo “é meu amigo/amiga/irmão/amante/namorado/etc”.
    • Respeite os outros não-jogadores!: Está na casa de alguém? Em um local aberto ou com crianças por perto? Não grite palavrões ou fique falando besteira, você não vai querer ganhar um pé na bunda e deixar uma má-fama pros outros jogadores do local.
    • O Mestre tem a palavra final: Se o jogador discordar, ele deve explicar rápido e rasteiro. Como jogador saiba que se quer ficar discutindo regras é melhor que pare no máximo 5 minutos do que ficar atrasando o jogo, aceite a decisão do mestre qual ela seja. Mestre, seja sincero, se não souber diga para todos, use a regra que achar justa e depois converse com o jogador. Nada de ficar bancando o tirano. Se tomar alguma decisão de banir ou mudar alguma regra explique para todos o porquê e mantenha-se firme. Peça desculpas ou o que for, e não tenha medo de voltar atrás se perceber que fez besteira.
    • Ajude a se divertir: Se você não estiver se sentindo bem ou não conseguir fazer amizade, não se sinta mal em sair do grupo. Não precisa se encaixar por encaixar, mas se decidir ficar nada de criar vingancinhas como atrapalhar ou criar problemas, se você Mestre perceber alguém fazendo isso, faça valer a regra de ouro.
    • Cansei de jogar/não curti: Não seja babaca, avise o mestre. Não arranca pedaço e impede de perder tempo encaixando aquela sua backstory na trama apenas para ter que mudar tudo depois.
    • Reforços a caminho!: Vai trazer convidados? Avise o Mestre com antecedência além de explicar qualquer restrição que a pessoa possa ter sobre algum tema ou outra coisa e se vai precisar de fichas prontas.
    • Sujou, limpou!: Vamos ajudar o mestre, terminou a sessão? Recolha seus pertences e ajude a recolher os dos outros. Ajude a limpar o local e seja educado com as pessoas ao redor.
    • Nunca xingue ou arranje briga se dirigindo aos jogadores: Quer brigar no roleplay? Mantenha isso apenas na mesa e nunca torne algo pessoal, senão se prepare para a expulsão.
    • Trazendo a tona: Se tiverem reclamações ou sugestões, devem ser trazidas ao final da sessão e divididas com o grupo, nada de ficar no canto reclamando que ninguém o entende. Ficar em silencio não ajudará os outros a perceber o problema. O Mestre deve estar aberto as reclamações e em caso de dúvidas pode conversar com os outros mestres e jogadores pedindo conselhos. Aliás faça isso!
    • O Mestre não é Deus: Não usará seu poder narrativo para ferrar os jogadores (a não ser com aceite de todos) e os jogadores não vão exigir do mestre mais do que ele consegue executar. Todos erram e mestrar não é diferente.
    • Atrasos e cancelamentos devem ser notificados: Ninguém gosta de manter expectativas e ser frustrado, então avisem com antecedência.
  3.  Regras de Bronze: Se aventurando em mares pouco navegados
  • Se a mesa possuir conteúdo adulto ou violento (gore): combinem os limites, verifique se o local é adequado e uma forma de interromper caso alguém esteja incomodado.
  • Campanhas são campanhas, amigos à parte: Traições e brigas devem ser discutidas com antecedência.
  • Celular, distrações e conversas paralelas: Pode ser estabelecido uma forma de punição ou limite (perder um turno ou 5 minutos de tolerância) para que os jogadores não percam o foco.
  • Hora do Lanche!: Um horário de lanche ou no caso de jogos de horror, tempo de descanso  pode ser marcado para aliviar a tensão, deixar e PJs usarem o banheiro e comer algo. Também pode ser escolhido se lanches e refrigerantes serão permitidos sobre a mesa.
  • Será permitido o uso de conhecimento fora do jogo ou não?
  • Uso de Off para indicar que é o jogador que está falando ou tudo dentro do jogo?
  • Divisão de tarefas: Quem traz as bebidas, salgadinhos, ajuda a imprimir ou cede espaço de jogo?

Enfim, discuta com os amiguinhos, inimigos e qualquer outro que puder lhe ajudar, no futuro vamos falar um pouco sobre adicionando elementos mais adultos aos jogos, se Deadpool pode nós podemos também!

Agora, vá jogar!

Essa matéria foi escrita por:
Mestre Furioso

Referências:

Definição geral de contrato Social (inglês)

Gnome Stew – Social Contract for RPG groups (inglês)

Social Contract for Role Playing Games (PDF – inglês)

Deixe um comentário