Iniciando no Fate – Evolução de Personagem e do Mundo

Fate é um sistema que presa por personagens que sejam Competentes, Proativos e Dramático, que procurem coisas e que sofram as consequências (positivas e negativas) de seus atos.

Isso se reflete bem quando debatemos a evolução do personagem em Fate.

Em quase todos os jogos de RPG, personagens evoluem. Existem exceções, inclusive no Fate (Weird World News, por exemplo), mas a regra absoluta é que o personagem muda, cresce.

Em Fate isso acontece em momentos especiais da campanha, chamados de Marcos.

O que são Marcos?

Marcos são momentos narrativos onde coisas aconteceram e são consolidadas. Normalmente eles ocorrem quando algo acontece dentro do Cenário que possa influenciar e mudar os personagens. Normalmente acontece em momentos no final de sessões, cenários e campanhas.

Por que Marcos?

Porque os Marcos são em geral momentos bem específicos e isso torna mais prática a evolução que em outros momentos. Além disso, isso faz com que os Marcos tenham que ter um significado maior: um inimigo superado, um novo poder desenvolvido, uma revelação sobre o cenário, etc…

O Fate tem sugestões de quando os marcos devem ocorrer, mas não impede que marcos ocorram a qualquer momento. Inclusive alguns jogos Fate, como Nest, adotam ocorrência de Marcos baseado em eventos dentro do jogo, como a vitória ou derrota sobre um inimigo e por ai afora.

Dito isso, vamos começar a explicar sobre a evolução no Fate, como isso se aplica no personagem e o que como isso afeta o personagem.

Nos exemplos, usaremos a personagem Helen Hemingway, a nossa Fae Guardian portadora do Escopo da Fada Madrinha, que criamos no artigo anterior.

Antes, entretanto, vamos falar sobre uma coisa importante e que distingue Fate que a maioria dos RPGs, que é a Evolução Horizontal

Evolução Horizontal?

A maioria dos RPGs trata a evolução de maneira vertical: você cresce e cresce em poder, perde limitações, obtém equipamentos e contatos cada vez mais poderosos, mais recursos e assim por diante. Poucos são os RPGs que tratam a evolução do personagem não apenas como crescimento, mas como mudança. O Exemplo mais clássico é Chamado de Cthulhu, onde o personagem, conforme evolui e aprende sobre os Mitos, ele pode ficar insano, decaindo por um lado enquanto evolui em outro ponto.

Isso no Fate é muito comum, e a isso é chamado de Evolução Horizontal. No caso, seu personagem evolui para outro panorama, mudando internamente, ao invés de simplesmente ficar acumulando poderes. Inclusive em momentos assim você pode perder ou mudar de poderes e façanhas e tudo mais, conforme os acontecimentos.

Isso é interessante para emular situações como a do próprio Conan, que muda suas perícias conforme ele evolui do Bárbaro da Ciméria para se tornar o Rei da Aquilônia. Desse modo, existem certas coisas que Conan pode ter deixado para trás e nem por isso ele “involuiu”: ele ficou mais fraco em certas coisas que ele não usou, mas obteve com isso conhecimentos que são mais importantes.

Dito isso, vamos falar dos tipos de Marcos em Fate

Os Marcos de Fate

O Fate trabalha com três Marcos específicos, onde cada marco oferece certos benefícios:

  • Marcos Menores: marcos menores são modificações nas características do personagem. Ele percebeu pequenas nuances que ele deveria melhorar de um lado em detrimento de outros;
  • Marcos Significativos: marcos significativos representa um aprendizado maior do personagem: ele aprendeu coisas novas e melhorou em geral, mas ainda dentro de um patamar;
  • Marcos Maiores: marcos maiores são os momentos de ruptura onde seu personagem passou do seu patamar original para outro ainda maior. Ele agora é capaz de enfrentar desafios ainda maiores do que previamente.

Dito isso, vamos ver como cada Marco muda o personagem e aplicar tais mudanças em nossa personagem exemplo. Lembrando que tudo estamos falando aqui do Fate Básico ou Acelerado padrão: alguns cenários podem trazer suas mudanças sobre quando o Marco ocorre e os benefícios do marco, portanto é bom consultar o mesmo.

Marcos Menores

Nos marcos menores, o personagem tem o momento de mudar características suas. É um momento onde seu personagem meio que percebe que as coisas estão mudando e muda junto, ou vice-versa.

Nesse momento, normalmente você pode usar um e APENAS um dos benefícios abaixo:

  • Renomear um Aspecto do seu personagem à exceção do Conceito;
  • Trocar duas Perícias de posição na pirâmide ou remover uma perícia Regular (+1) por uma que não esteja na sua pirâmide;
  • Alterar uma Façanha para outra;
  • Comprar uma nova Façanha, desde que você tenha Recarga ou Façanhas Gratuitas para tal (lembrando que você não pode zerar sua Recarga)

Além disso, caso ele tenha uma Consequência Moderada (veremos mais sobre Consequências quando falarmos sobre Conflitos), ele pode renomear a mesma para indicar que iniciou-se o processo de cura

Perceba que tudo isso mostra que o personagem tem pequenas modificações. Normalmente sugere-se que tal Marco ocorra ao final de uma sessão de jogo (não necessariamente ao final de uma aventura, ou cenário como chamado no Fate).

Além disso, tome cuidado com as mudanças: elas devem refletir o que aconteceu na aventura até o momento. Sem uma justificativa boa dentro da narrativa seria difícil imaginar porque uma pessoa Cabeça Quente torna-se-ia Pacifista.

Os Fae Guardians tiveram sua primeira sessão de jogo e com isso Júlia visualiza onde seu personagem pode melhorar. No caso, ela percebe que sua Dificuldade Pobre Menina Rica pode não ser necessariamente representativa do que Helen é: existe um lado filantropo muito sério nela que leva ela a se meter em encrenca… Então ela decide renomear sua Dificuldade para Madre Teresa de Calcutá, representando esse lado de filantropia, quase caridade de Helen nesse Marco Menor. Com isso, ela não pode exercer nenhuma das outras vantagens, como trocar perícias ou façanhas.

Marcos Significativos

O Marco Significativo representa uma evolução em termos de aumento do poder do personagem. Após uma aventura (cenário no termo de Fate) ou após algum evento marcante você pode receber esse gatilho, representando que o personagem aprendeu algo de novo e que tornou-se mais forte de alguma forma. Esse é o marco onde começam a ocorrer evoluções verticais, no sentido de ganho de poder.

Nesse marco, além dos benefícios de um Marco Menor, o personagem irá obter os benefícios abaixo:

  • Um ponto de perícia adicional, que ele pode usar para colocar uma nova perícia em sua pirâmide em Regular (+1) ou melhorar qualquer perícia que tenha na pirâmide em um nível, ou ainda guardar para aumentar mais níveis no futuro, dentro das seguintes restrições:
    • Não pode superar a perícia pico da ficha (não nesse momento);
    • Não pode quebrar colunas (veja abaixo);
  • Renomear uma consequência severa que tenha sofrido para indicar que está se recuperando da mesma;

As colunas de perícias

Quando o personagem é criado, a pirâmide é “estável”, ou seja, cada nível tem sempre mais perícias que o nível imediatamente superior, até que haja apenas uma perícia pico.

Entretanto, durante a evolução de personagem a pirâmide pode ser rompida. Porém, você ainda possui uma restrição nesse quesito, que são as colunas: a partir do momento que você começa a evolução de personagens, você tem que ter, pelo menos, o mesmo número de perícias no nível imediatamente inferior ao qual você quer passar uma perícia. Se isso não for possível, você não pode realizar a evolução da perícia.

Vamos imaginar, por exemplo, que nossa Fada Madrinha Helen quisesse aumentar sua Comunicação de Bom (+3) para Ótimo (+4). Isso não seria possível uma vez que a sua pirâmide, originalmente

Nível Perícia Perícia Perícia
Ótimo (+4) Recursos
Bom (+3) Conhecimentos Comunicação
Razoável (+2) Contatos Empatia Ofícios

Passaria para

Nível Perícia Perícia Perícia
Ótimo (+4) Recursos Comunicação
Bom (+3) Conhecimentos
Razoável (+2) Contatos Empatia Ofícios

quebrando a segunda coluna

Isso visa ainda manter a noção de que as perícias de nível inferior sustentam em termos narrativos as de nível superior, e impedir o min-max.

Exemplo: Helen, nossa Fada Madrinha, teve uma luta bem extenuante contra alguns goblins mandados pela misteriosa Morgause contra os Fae Guardians, mas melhorou muito suas técnicas mágicas, incluindo as mais agressivas. No caso, os Fae Guardians chegaram a um Marco Significativo. Como ela passou razoavelmente ilesa nesse caso, ela decide optar por trocar duas Perícias de lugar na sua pirâmide como o benefício de Marco Menor desse Marco Significativo. No caso, ela trocará Conhecimentos por Recursos, indicando que ela andou perdendo alguns recursos financeiros, que ela usou para comprar tomos antigos e raros de magia para melhorar suas técnicas do Bibbity-Bobbity Boo! (baseadas em Conhecimento)

Nível Perícia Perícia Perícia Perícia
Ótimo (+4) Conhecimentos
Bom (+3) Recursos Comunicação
Razoável (+2) Contatos Empatia Ofícios
Regular (+1) Atletismo Percepção Investigar Vontade

Em seguida, ela começa a ver os benefícios do Marco Significativo: ela sofreu uma Consequência Severa Catástrofe Social, já que justo quando ela estava dando uma festa importante, Morgause atacou a cidade e, no processo de protegê-la, Helen sofreu uma sobrecarga do seu Escopo, virando uma senhorinha fofa cantante (e digna de pilhéria segundo o jet set de Nova York). Ela então renomeia a Consequência para Tratando-se no Psicólogo para mostrar que (para a sociedade) ela está tratando seus Delírios Místicos (na verdade, é um psicólogo que conhece os Fae Guardians e sabe sobre eles).

Por fim, ela decide que ela quer ter algum tipo de ataque mágico mais forte: ela não quer ter que queimar Pontos de Destino só para usar sua varinha mágica para atacar. Ela questiona o Narrador se ela poderia fazer isso sem problemas usando a perícia Atirar, como Pericles faz com Lutar quando assume sua Forma Lupina (a Façanha de Escopo do mesmo). O Narrador considera que é OK tais ataques, já que ela teria uma Permissão para tal pelo seu Escopo. Ela então compra Atirar em Regular (+1), usando seu ponto de perícia desse marco

Nível Perícia Perícia Perícia Perícia Perícia
Ótimo (+4) Conhecimentos
Bom (+3) Recursos Comunicação
Razoável (+2) Contatos Empatia Ofícios
Regular (+1) Atletismo Percepção Investigar Vontade Atirar

Perceba que isso abre, por exemplo, a possibilidade de em novos Marcos Significativos ela aumentar sua Vontade, já que Atirar “entraria por baixo” de Vontade, mantendo as colunas. Entretanto, se ela quisesse evoluir Vontade sem Atirar, teria que esperar pelo menos mais um Marco Significativo para, com dois pontos de Perícia, evoluir Vontade de Regular (+1) para Bom (+3), mantendo suas colunas intactas.

Marcos Maiores

Marcos Maiores são representações de mudanças extremas no cenário. Os personagens cresceram muito e evoluíram demais, e isso faz com que os desafios que antes eram dureza se tornem comuns. Entretanto, os inimigos também se tornam mais poderosos e as ações dos personagens passam a envolver apostas maiores.

Normalmente um Marco Maior ocorre quando uma mudança estrutural série acontece: um inimigo poderoso é vencido, um Problema é eliminado (ou gatilhado!), algum personagem do jogador perde a vida e assim por diante. O mundo não será mais o mesmo, e os personagens também não.

Dito isso, além dos benefícios de um marco significativo (incluso o benefício do marco menor), ao alcançar um marco maior um personagem recebe os seguintes benefícios:

  • Se estiver sendo usada a regra de Consequência Extrema (veremos no futuro sobre ela, mas basicamente é quando um dando é tão grande que provoca uma mudança em um dos Aspectos), você pode renomeá-la, indicando que você passou pelo pior, e portanto você pode sofrer uma Consequência Extrema novamente;
  • Adicione 1 a sua Recarga, o que permite que você compre automaticamente uma nova Façanha ou possa receber mais Pontos de Destino no início de uma sessão;
  • Coloque uma perícia acima do pico atual, desde que você tenha pontos de perícia o bastante para não romper colunas
  • Renomeie o Conceito do Personagem

Perceba o quanto isso muda o mundo, já que até o Conceito do Personagem, que normalmente define de maneira ampla quem seu personagem é, é renomeado!

Exemplo: Depois de várias aventuras, os Fae Guardians derrotam Morgause, mas no processo, os Portais de Avalon se abrem, revelando algumas pistas sobre os objetivos dos estranhos Guardiões que deram os Escopos aos Fae Guardians. Com isso, Helen decidiu abandonar o Jet Set e se tornar uma reclusa, usando os recursos de suas empresas para financiar mais pesquisas e informações sobre que tipo de coisas estão acontecendo no mundo.

Primeiramente, ela opta por, usando os benefícios de um Marco Menor, trocar remover sua perícia de Atletismo (que na prática nunca lhe foi muito útil) da pirâmide e em seu lugar colocar a perícia Fábulas do cenário, indicando o fato que agora ela já tem muito mais conhecimentos sobre criaturas fantásticas, baseado nas migalhas de informação que foi coletando em todos os eventos que os Fae Guardians se envolveram

Nível Perícia Perícia Perícia Perícia Perícia
Ótimo (+4) Conhecimentos
Bom (+3) Recursos Comunicação
Razoável (+2) Contatos Empatia Ofícios
Regular (+1) Fábulas Percepção Investigar Vontade Atirar

Agora, ela acumulou 6 pontos de perícias de Marcos Significativos, incluindo o desse Marco Maior, então ela 3 desses pontos para evoluir seu Atirar de Regular (+1) para Ótimo (+4), o que mostra que ela se torna uma força poderosa em seus ataques à distância, em especial com Magia.

Também adicionou mais um ponto para evoluir seus Oficios para Bom (+3) e mais um para aumentar para Ótimo (+4) seus Recursos, representando tanto uma série de sucessos financeiros quanto recursos que as Fadas Madrinhas lhe deram na forma de diamantes e outros elementos mágicos, que ela pode sempre trocar por dinheiro humano se necessário

Nível Perícia Perícia Perícia Perícia
Ótimo (+4) Conhecimentos Atirar Recursos
Bom (+3) Ofícios Comunicação
Razoável (+2) Contatos Empatia
Regular (+1) Fábulas Percepção Investigar Vontade

Isso tá quebrando as colunas, e tem que ser visto. Entretanto, ela ainda tem 1 Ponto de perícia para aproveitar um dos benefícios do Marco Maior, elevando seu Conhecimentos de Ótimo (+4) para Excepcional (+5), superando o pico padrão de Ótimo (+4). Ela tornou-se muito mais sábia, e agora tem mais Conhecimentos sobre magia (e outras coisas) que quase o mundo todo, tirando meia dúzia de pessoas que estão no mesmo ringue que ela. Além disso, isso corrige a falha da coluna, ao abrir uma lacuna por onde Atirar e Recursos entram por baixo

Nível Perícia Perícia Perícia Perícia
Excepcional (+5) Conhecimentos
Ótimo (+4) Atirar Recursos
Bom (+3) Ofícios Comunicação
Razoável (+2) Contatos Empatia
Regular (+1) Fábulas Percepção Investigar Vontade

Ela também sofreu um ataque muito sério que lhe deixou Velha como uma Fada Madrinha vinda de uma maldição de Morgause que a impediu de ocultar seu Escopo como uma Consequência Extrema (que entrou no lugar da sua Dificuldade Madre Teresa de Calcutá). Ela renomeia essa Consequência Extrema como Jovem no Coração, Idosa na Aparência: como ela não pode mais ocultar seu Escopo, ela resolve manter em seu coração uma atitude jovem o máximo que puder. Ela não poderia renomear a sua Dificuldade como parte de um Marco Menor, já que ele foi usado como Consequência Extrema, mas com o Marco Maior ela pode o fazer.

Ela renomeia também seu Conceito de Personagem para Ex-Filantropa Embaixatriz das Fadas Madrinhas na Terra. Ela descobriu que existe uma batalha pela Existência, e que várias forças se mobilizam por meio dos Fae Guardians. Ela também foi reconhecida em seu poder e tornou-se abençoada pelas Fadas Madrinhas. Entretanto, com tudo o que aconteceu ela acabou perdendo um pouco do seu contato com a Terra, e isso pode resultar em complicações.

Por fim, ela recebe mais uma Recarga… Ela decide comprar uma Façanha de Escopo nova, chamada Primeira Estrela que eu Vejo. Ela diz que ela deseja ver o desejo do coração das pessoas, e para isso ela usaria sua perícia de Empatia normalmente, mas como ela quer associar aos seus poderes mágicos (rolados por Conhecimentos), ela compra a Façanha para substituir Empatia por Conhecimentos para descobrir desejos íntimos e puros das pessoas. Como parece meio fraco, podendo ser uma façanha normal, e a ideia é que seja associada ao Escopo da Fada Madrinha, o Narrador permite que ela que, mesmo em caso de Falha, ela possa ser Bem-Sucedida a um Custo Pequeno, mas nesse caso deverá marcar uma Condição de Escopo.

  • Primeira Estrela que Eu Vejo (Permissão: Escopo da Fada Madrinha) Pode utilizar Conhecimentos no lugar de Empatia ao tentar Criar Vantagens para descobrir os desejos mais íntimos e puros de uma pessoa. Em caso de Falha, pode marcar 1 Condição de Escopo para ser Bem-Sucedida a um Custo Pequeno

Ela poderia ter escolhido manter a Recarga e comprar Façanhas em Marcos Menores, mas ela preferiu assim, pois casa com a nova realidade de Helen após a Derrota de Morgause e à abertura dos Portais de Avalon.

Helen Hemingway, a Madrinha Filantropa

Aspectos

Tipo Aspecto
Conceito Ex-Filantropa Embaixatriz das Fadas Madrinha
Dificuldade Jovem no Coração, Idosa na Aparência
Abdução De um Castelo de Fadas para outro Castelo de Fadas
Retorno Pericles precisa tomar cuidado com o Monstro dentro dele
Adaptação Bobby faz tantas coisas erradas, mas sempre pelos motivos certos…

Perícias

Nível Perícia Perícia Perícia Perícia
Excepcional (+5) Conhecimentos
Ótimo (+4) Atirar Recursos
Bom (+3) Ofícios Comunicação
Razoável (+2) Contatos Empatia
Regular (+1) Fábulas Percepção Investigar Vontade

Façanhas [Recarga: 3]

  • Já li sobre isso!
  • Assessoria Técnica: se conseguir passar em um teste de Recursos com dificuldade igual ao teste original, pode colocar 1 Invocação Gratuita em qualquer Aspecto que tenha sido previamente gerado por uma Ação de Criar Vantagem por Conhecimentos (2 em caso de Sucesso com Estilo).
  • Bibbity-Bobbity-Boo (Permissão: Escopo da Fada Madrinha): pode alterar magicamente coisas com um teste de Criar Vantagens por Conhecimentos, com dificuldade dependendo das alterações a serem feitas (quanto mais alterações ou mais extravagantes, maior a dificuldade). Criaturas Vivas podem Defender-se disso como se fosse um Ataque Mental. Em caso de Falha, pode demandar queima de Condições de Escopo ou fazer o alvo ficar meio maluco. A alteração dura uma cena ou até que um evento específico determinado no momento do teste ocorra (“Quando o relógio badalar as doze horas…”)
  • Primeira Estrela que Eu Vejo (Permissão: Escopo da Fada Madrinha) Pode utilizar Conhecimentos no lugar de Empatia ao tentar Criar Vantagens para descobrir os desejos mais íntimos e puros de uma pessoa. Em caso de Falha, pode marcar 1 Condição de Escopo para ser Bem-Sucedida a um Custo Pequeno

Estresse

  • Físico: (1)(2)
  • Mental: (1)(2)(3)
  • Condições de Escopo: ( )( )( )( )( )

A Evolução dos Personagens e do Mundo

Os personagens não são os únicos que mudam: as ações dos personagens impactam seu mundo, e as coisas podem mudar radicalmente, conforme os marcos vão se passando.

Conforme os marcos vão se somando, novos rostos e lugares vão surgindo, novos inimigos e aliados, e problemas vão sendo solucionados, enquanto outros vão surgindo no lugar…

Vamos pegar os exemplos de Helen e pensar em coisas que aconteceram em cada marco.

Marcos Menores

Em arcos menores, mudanças pequenas ocorrem: o surgimento de novos inimigos ou aliados começa, questões podem ser ou não solucionadas, e assim por diante.

O Narrador Lúcio acabou sua primeira Sessão de Fae Guardians, e nela os personagens descobriram que o Sr. Tumnus na verdade era uma fae, uma fada verdadeira que foi enviada para a Terra como punição a algo. O lado filantrópico de Helen aflorou, e ela o chamou para morar com eles no Edifício Dakota. Além disso, eles descobriram sobre uma organização de mortais chamada Vigilantes do Exterior que observa o movimento de criaturas sobrenaturais (Fae Guardians incluídos) e procura garantir que todo mundo ande na linha. Por fim, eles também encontraram um bar chamado Cornucópia que é um ponto de encontro e território neutro quando se trata de criaturas sobrenaturais: mortais frequentam o bar, mas o principal público são os seres sobrenaturais.

  • Sr Tumnus
    • Fae Exilado em nosso mundo como punição
  • Vigilantes do Exterior
    • Mortais que Sabem sobre a magia e mantém todo mundo na linha
  • Cornucópia
    • Ponto de Encontro e Território Neutro

Com isso, eles mudaram um pouco uma das Faces originais (Sr. Tumnus), além de resolver em parte um dos problemas do cenário (As pessoas que estão percebendo a Verdade) ao trazer os Vigilantes do Exterior para o jogo.

Marcos Significativos

Nos marcos significativos a trama começa a ser resolvida: coisas vão aparecendo que mostram aos personagens o que está acontecendo por trás dos panos. Aliados podem ser perdidos em meio a combates e coisas do gênero. Se os personagens resolverem uma questão global, renomeie-a, assim como crie novos aspectos representando mudanças em mudanças permanentes na situação.

Ao final da primeira aventura, os personagens tiveram o primeiro combate sério com Morgause, onde começaram a entender os objetivos da mesma: ela desejava trazer Avalon de volta a nossa realidade, para com isso obter poder maior e dominar nossa realidade. Ela se autodeclara Rainha em Exílio de Avalon, e deseja obter novamente seu poder.

Desse modo, o Narrador Lúcio corrige algumas coisas:

Ele adiciona às informações sobre Morgause a ideia de Rainha em Exílio de Avalon, em busca de seu antigo poder, já que ela se autodeclara Rainha de Avalon e do mundo.

Além disso, em meio às pesquisas que teve que fazer, Helen descobre que Morgause foi exilada pois Avalon estava provocando instabilidades em nosso mundo devido ao excesso de poder mágico usado por Morgause.

  • Morgause
    • Rainha em Exílio de Avalon, em busca de seu antigo poder
  • “As Brumas de Avalon irão se desfazer!”
    • Poder em excesso poderia levar a realidade à destruição

Marcos Maiores

Os Marcos Maiores representam rupturas extraordinárias no mundo: grandes impérios podem ruir, forças poderosas cair e outras ascenderem. Nesse caso, renomeie ou remova qualquer Aspecto de Problema que possa indicar essas mudanças permanentes:

Os Fae Guardians tentaram de tudo para impedir que Morgause fizesse sua loucura de trazer Avalon de volta ao Mundo Material, mas foram apenas parcialmente sucedidos: os Portais de Avalon estão abertos, mas Avalon não foi trazida de volta, já que os Fae Guardians venceram Morgause no processo. Entretanto, vários custos sérios ocorreram:

Durante a batalha, eles acabaram vendo o Sr. Tumnus se sacrificar por eles: ele manteve alguns inimigos ocupados enquanto os Fae Guardians podiam lidar com Morgause, mas acabou pagando com a vida

Os Portões de Avalon agora estão abertos e criaturas místicas passam a entrar de maneira mais livre na Terra. Para ambos os lados isso não é uma boa ideia: o Objetivo de tudo isso era proteger ambos os reinos, já que Magia em excesso pode fazer as realidades ruírem. Cabe agora aos Fae Guardians descobrir como fechar os Portões de Avalon

Lúcio remove o Sr. Tumnus, indicando que ele está morto. Além disso, ele renomeia o Problema “As Brumas de Avalon irão se desfazer!”, para Os Portões de Avalon se abriram!, trazendo esse problema para um problema presente

  • Os Portões de Avalon se abriram!
    • Poder em excesso poderia levar a realidade à destruição

E os Marcos podem mudar?

Sim…

Alguns jogos mudam o funcionamento e benefícios dos Marcos. Por exemplo:

  • Loose Threads modifica os Marcos para incluir regras novas relacionadas ao funcionamento dos Contos de Fadas
  • Nest modifica os eventos que levam a gerar Marcos para indicar a obtenção de pistas sobre o que está acontecendo em Nest
  • Uprising: The Dystopian Universe RPG leva os Marcos para indicar os impactos dos eventos que as Missões dos mesmos levaram, além de gatilhar baseado em eventos envolvendo Sacrifícios Heroicos e Traições.
  • Shadow of the Century possui uma regra de Marcos que pode mudar se os personagens tiverem em uma Série (uma campanha) ou em um Filme (um One-shot ou campanha curta), os Marcos representando circunstâncias específicas dentro dessas formas de ver o jogo, como marcos para quando o Inimigo é revelado em um filme ou para o final da temporada de uma Série, quando os heróis vão provocar um duro golpe contra as ambições dos vilões (assim se espera)

Conclusão

Os Marcos permitem muitas evoluções do personagem, não apenas de maneira vertical, aumentando o poder dos mesmos, mas horizontal, permitindo modificações nos mesmos. Além disso, existe o fato de que cada Marco também representa modificações radicais nos acontecimentos do mundo, que poderão impactar nos personagens, que irão retroalimentar os eventos do cenário.

Até lá, Role +4!

Essa matéria foi escrita por:
Fábio Emilio Costa

Deixe um comentário