Bem vindo, como iniciante voce já deve ter lido o Livro do Jogador, lido sobre raças e classes e conversado em alguns fóruns então já deve estar familiarizado com termos comuns como Armadura, dados de vida e Salvaguardas….
Mas não é para isso que vim hoje, afinal se voce está lendo este texto com certeza percebeu que a internet é terra fértil para aprender com os guias de classes e foruns feitos por jogadores.
Exceto que como qualquer hobby, os entusiastas acabam criando palavras e girias especificas que não são encontradas em nenhum dicionário ou arquivo comum, além de muitas palavras acabarem se mantendo vindo de fóruns em ingles.
Reuni abaixo os termos mais comuns para o D&D que aparecem em fóruns de lingua inglesa e que não fazem parte da linguagem oficial.
Caso tenha mais dúvidas, no final está os links em inglês com as fontes de onde retirei alguns termos.
A
AC (Armor Class, ou Classe de Armadura): Como era chamado a Armadura nas edições antigas de D&D
Action Resolution (Resolução da Ação): Quando uma ação tinha um resultado incerto e o GM pedia uma rolagem para ver o resultado.
Adventure Seed (Semente de Aventura): uma pequena descrição de uma cena, local ou enredo para inspirar uma aventura.
AoO (Attack of Opportunity): Ataques de oportunidades, ataques que ocorrem sob circunstancias especiais fora do turno do personagem.
AoE (Area of Effect): Um efeito que ocorre em uma área de forma instantanea ou continua, geralmente devido a um evento (Bola de fogo causando dano) ou condição (Neblina obscurecendo a visão).
Archtype (Arquétipo, Convenção ou Modelo): uma definição abrangente, normalmente descreve o que um jogador pode esperar de uma determinada classe.
As básicas são Lutador, Usuário de Magia, Clérigo e Ladrão baseados no grupo inicial padrão de D&D.
Ex: Lutadores são excepcionais em combate corpo a corpo e a distancia, Usuários de Magia usam magias com vários efeitos, Clérigos curam pessoas.
AcInc: abreviação do suplemento Acquisitions Incorporated
Aggro (Atrair a atenção): indica que um individuo é o alvo dos ataques, seja porque usou alguma magia ou a pericia Intimidação ou porque os ataques são direcionados a ele por alguma estratégia inimiga.
B
Battlemat (Mapa quadriculhado): um pedaço de plastico com marcas quadriculares feito de material desenhável, para representar uma área e auxiliar no calculo de distancias e efeitos de magia, usado junto com miniaturas ou marcadores.
BBEG (Big Bad Evil Guy ou Vilão Principal): o antagonista da história e vilão final a ser vencido.
BECMI (Begginer,Expert,Companion,Master,Immortal): abreviação de um conjunto de versões do D&D que antecederão a versão 3.0
Bell Curve Distribution (Distribuição de Curva de Sino): teoria matematica que serve para simular jogadas de dados, muito usado para comparações entre ataques, danos, etc.
Broad Skills (Pericias Amplas): Pericias que englobam diversas utilidades em uma única categoria como Lidar com Animais (Treinar, acalmar, capturar,etc) ou História (conhecimento de locais, costumes, história local,etc).
Blaster (Canhão): usuário de magia especializado em magias de dano em área.
Buff (Aprimorar): Uso de habilidade, magia ou itens para melhorar a competencia do personagem em alguma área.
Build (Construção de Personagem): uma lista completa com poderes, pericias, valores de atributo baseados em um conceito de personagem ou optimização especifica.
Boss (Chefão): nome comum, derivado dos jogos eletronicos para um inimigo mais poderoso no final de uma aventura, missão ou local.
C
Campaign Setting (Cenário de Campanha): um livro que possui a descrição de um mundo a ser usado como base para criar aventuras, direcionado principalmente aos GMs.
Canon (Canonico): livros, artigos e revistas que contem pedaços de história que são considerados fatos dentro de algum cenário.Normalmente usado para enriquecer e descrever as mudanças que ocorrem em um cenário e incluir mais ferramentas para o GM.
Cap/Capstone (Limite): Ponto onde habilidades importantes de uma classe são ganhas, normalmente servem de guia para medir o nivel de poder ou quantos niveis um personagem multiclasse vai querer subir em uma determinada classe.
Ex: o cap de guerreiro é nivel 1 para proficiencia em armas e armaduras, nivel 2 para surto de ação e nivel 5 para Ataque Extra.
Character Sheet (Ficha de Personagem): uma planilha em papel ou virtual onde estão anotados as informações sobre o personagem de um jogador.
Class (Trabalho ou Especialização): descrição de um arquétipo que o jogador normalmente escolhe para seu personagem variando entre os básicos (Guerreiro, Mago, Clérigo e Ladino), os hibridos (Bardos, Patrulheiros e Paladinos) até as variantes ( Feiticeiro, Druida e Bruxo).
Core Rules (Regras Básicas): pode se referir tanto ao sistema em si (Sistema D20) que foi disponibilizado em licença aberta, quanto a GMs que aceitam apenas raças e classes que estejam no Livro do Jogador.
Crit/Critar (Acerto Critico): uma rolagem de ataque que resulta em um 20 na face do dado, importante notar que testes de Habilidades e pericias não possuem criticos no resultado 20.
Cross-skil (Pericia Multiclasse): uma pericia que pode ser adquirida por várias classes diferentes, normalmente para que um personagem use a ação de ajuda para aumentar as chances de sucesso de outro.
Crunchy (Crocante, termo que surgiu no Robin Laws for Good Game Mastering): regras que estabelecem um poder ou habilidade de uma classe, aumentando o controle do jogador e fortalecendo seu personagem.
Ex: Talentos, magias, habilidades raciais ou de classe.
Controller: especializado em usar magias que afetam áreas e magias que causam dano em área.
D
DC (Difficulty Class ou Classe de Dificuldade): termo do Livro do Mestre para explicar quais são os numeros que um jogador precisa superar para ter sucesso em um desafio.
Deus Ex Machina (Deus dentro da Máquina): termo vindo do teatro grego que descreve uma solução para um problema impossivel vindo de forma externa ao enredo.
Usualmente descreve algum acontecimento que ocorre para corrigir um problema mas sem nenhuma explicação da origem da solução.
Ex: os Droids C3PO e R2D2 surgindo oportunamente no planeta de Tattoine.
Debuff (Enfraquecer): termo usado para magias que enfraquecem um inimigo ou afetam alguma das suas habilidades.
Defender (Defensor): tipica linha de frente, usando uma armadura alta, danos médios e protegendo os aliados com movimentos táticos.
DM (Dungeon Master ou Mestre/Narrador): pessoa que controla os monstros, PdM, descreve o cenário e conduz uma sessão de D&D.
Dump Stat (Habilidade Inutil): uma habilidade considerada de pouco valor para uma classe ou no jogo de forma geral, sendo normalmente colocada com um valor baixo.
Dungeon Crawl (Explorar Masmorra): jogo onde os personagens entram em uma masmorra (caverna, calabouço ou labirinto) para procurar tesouros e matar monstros sem muito enredo.
DMG: Dungeon Master’s Guide.
E
Errata: Documento oficial que possui correções ou alterações para o jogo.
EGtW: Explorer Guide to Wildermount
ERLW: Eberron: Rising from the Last War
EEPC: Elemental Evil Player’s Companion
F
Fluff (Macio, termo que surgiu no Robin Laws for Good Game Mastering): o oposto de Crunchy, onde as habilidades são descritas de forma vaga para serem limitadas de acordo com o GM, incentivando jogos mais narrativos e com menos poder de personagem.
Frag (vindo de Granada de Fragmentação): ato de matar um personagem ou uma criatura que já foi ferida por outro personagem.
Fudge (Mexer no dado): modificação no resultado de um dado que o GM lança para proteger um jogador ou prolongar uma batalha.
Ex: um GM pode rolar um 20 natural e dizer que o ataque foi um acerto normal, ou rolar 1 natural e dizer que uma criatura passou em um teste de Petrificação.
Fumble (Erro Critico): o resultado de 1 natural no dado, com consequencias desastrosas.
Frontline (Linha de Frente): baseado em classificação militar, significa os personagens que lutam corpo a corpo e protegem os personagens na Retaguarda.
Fallen (Caido): personagem que está com pontos de vida zerados e com risco de morrer, não confundir com tripped que significa derrubado e é um estado negativo.
Face (Diplomata): personagem responsável pelas interações sociais devido ao foco em pericias baseadas em carisma ou magias relacionadas a controle mental e encantamento.
G
Game Master/GM (Mestre do Jogo): sinonimo de DM.
Gestalt (Multiclasse): combinação de duas classes buscando aumentar seu poder pelo uso de habilidades em conjunto.
Ex: pericias de um ladino com habilidades mágicas de um mago.
Gish (Spellsword/Espada Arcana): um lutador marcial com alguma habilidade em magia, termo surgiu de uma multiclasse de guerreiro/feiticeiro da raça Githyanki.
Normalmente aplicado para indicar uma multiclasse de guerreiro com alguma classe de Usuário de Magia.
Glass Cannon (Canhão de Vidro): um personagem extremamente poderoso em combate mas que pode ser derrotado facilmente devido a poucos pontos de vida ou armadura muito baixa.
GM Fiat (Regras Improvisadas): o conceito que um GM pode criar uma regra para um acontecimento, no caso dele não ser coberto pelas regras originais ou devido a dificuldade em localizar a regra correta.
Goon (Bucha de Canhão): inimigos fracos e em grande numero, normalmente usados para esgotar os recursos dos jogadores ou para serem derrotados facilmente.
GGtR: Guildmaster’s Guide to Ravnica
H
Hack (Derivado): uma adaptação ou alteração da regra de um jogo que origina um jogo diferente, podendo ser adição ou subtração de regras, alteração ou apenas mudança de temática.
Hit Points/HP (Pontos para Acerto): quantidade de pontos de Acerto que um personagem pode receber antes de morrer.
Homebrew/House Rules (Regra da Casa): conjunto de regras não oficiais adotadas pelo GM para lidar com certas situações.
Ex: não considerar o peso de carga de um personagem, considerar a necessidade de rolar testes de Salvaguarda de morte quando não estiver mais em batalha, etc.
Healer: personagem dedicado a curar o grupo
Healbot: termo para personagens que podem curar grandes quantidades de dano ou quando um jogador é forçado a jogar como clérigo apenas para curar o grupo.
Hex (Hexagono): hexágono, uma alternativa para os mapas quadrados, corre o risco de ser confundido com a magia Hex (Maldição).
I
In Character (Dentro do Personagem ou On): quando um jogador indica que as ações e palavras estão sendo feitas pelo seu personagem, sendo contrario aos Off Character.
J
Jack of All Trades (Canivete Suiço): nome dado ao bardo ou usuário de magia que se dedica a ter magias ou pericias para diversas situações.
L
Line of Effect (Linha de Efeito): apesar do nome, significa qual o alcance e forma (cubo, cilindro, cone ou linha) de um determinado efeito para saber se um alvo pode ser afetado por ele.
Line of Sight (Linha de visão): apesar do nome, siginifica o alcance em forma de cone para humanoides que uma criatura pode perceber usando seus sentidos para avistar ou localizar uma ameaça ou um alvo.
Leader (Lider): dedicado a gerenciar os recursos do grupo, usando ações para ajudar aliados, magias de proteção e cura para fortalecer a linha de frente e proteger a retaguarda.
Lone Wolf (Lobo Solitário): termo derivado dos jogos da Lone Wolf, onde um jogador tenta agir de forma solitária lidando com os problemas sem suporte de seu grupo.
LR: Locathah Rising
M
Mary Sue (Poder do Protagonismo): derivado de uma fanfiction de Star Trek, é um personagem que é capaz de tudo sem falhas, possuindo um passado misterioso e capaz de realizar qualquer feito.
Meat Shield (Escudo de Carne): nome dado aos personagens que protegem o grupo ficando na linha de frente e possuindo grandes quantidades de pontos de vida.
Melee (Combate Corpo a Corpo): ataques desarmados ou ataques com armas que não disparem projeteis.
Metagame (Conhecimento Externo): usar conhecimentos que não sejam do personagempara prevenir de um perigo ou deduzir uma informação.
Ex: fraqueza de vampiros ao sol para um personagem que não possui informações sobre vampiro, usar fogo em um troll sendo que o personagem nunca encontrou um antes.
Min-Max (maximizar a ficha): criar um personagem usando apenas as melhores habilidades e atributos ao inves de criar de acordo com um conceito de personagem.
Minion/Mook (Capanga): inimigo fraco e fácilmente derrotado.
Munchkin (Trapaceiro): jogador que usa regras obscuras para montar personagens poderosos, ignorando regras que impeçam seus combos.
MurderHobo (Grupo de Psicopatas): personagem que age de forma inconsequente, matando e destruindo sem se importar com as consequencias.
MVP (Most Valuable Player ou Jogador mais Valioso): jogador com maior importância no grupo, seja por derrotar mais oponentes ou proteger o grupo de um desafio.
MM: Monster Manual
MOoT: Mystic Odysseys of Theros
MToF: Mordenkainen’s Tome of Foes
N
Narrow Skills (Especializado): pericias que tem uso restrito, não tendo muita flexibilidade no uso.
Ex: Performance serve para uma apresentação artistica, mas não tem muitos usos diferentes.
Natural # (valor natural): o valor rolado no dado antes de adicionar ou subtrair proficiencias ou modificadores.
Nerfing (Nerfar ou Enfraquecer): mudança feita por uma empresa ou GM em uma classe para balancear ou diminuir o poder.
NPC ( PdM ou Personagem do Mestre): qualquer personagem sob controle do GM.
Nova (SuperNova): personagem que possui uma sequencia de habilidades ou magias que causam um grande dano, mas precisam ser recarregadas para usar novamente ou possuem uma quantidade muito limitada de usos.
Também pode ser sinonimo de usar todas as habilidades de uso limitado em uma luta.
O
OOC (Out of Character ou Fora do Personagem): durante o jogo, quando o jogador se dirige diretamente ao GM ou outros jogadores fora do contexto do jogo.
Open Content (Conteudo Aberto): as regras básicas do sistema D20 e conteudo liberado gratuitamente na internet sob licença Open Content.
Optional Rules (Regras Opcionais): conjunto de regras que podem ser aplicadas com o consentimento do GM.
OGA: One Grung Above
P
Pathfinder Color System (Sistema de Cores de Pathfinder): um sistema de cores usado em guias de classe de Pathfinder que fizeram sucesso e passou a ser largamente utilizado pela comunidade.
- Vermelho / Red: Ruim, inútil ou extremamente situacional.
- Laranja / Orange: Razoavel, bom em condições especificas.
- Verde / Green: Boa opção
- Azul / Blue: Fantástico, muitas vezes essencial para a classe funcionar bem.
Point-Based (Distribuição de Pontos): jogo onde a ficha de personagem é feita pela distribuição de pontos.
Politician (Advogado de Regras): jogador que costuma saber bastante das regras e suas aplicações.
Powers (Poderes): as caracteristicas de uma classe, como a Fúria do Barbaro, as magias de um Usuário de Magia ou Ataque Furtivo de um Ladino.
Progression Tree (Progressão de Personagem): um conceito de personagem organizado em uma lista organizada com os poderes e o nivel em que eles são obtidos.
PvP (Player vs Player ou Mata-Mata): quando os jogadores podem lutar entre si, diferente de jogos onde não é permitido que ocorra combates entre jogadores.
Playtested (Testado em jogo): diz de conteudo que passou por ajustes e está equilibrado, pronto para ser usado em jogo.
PWYW (pay What You Want ou Pague o que quiser): jogos onde o valor é flexivel e o comprador escolhe o quanto quer pagar, variando de preços minimos até de graça.
PHB: Players Handbook
Primary Caster: usuário de magia dedicado a uma função especifica.
R
Railroading (Jogo de Trilhos): jogo linear onde a decisão dos jogadores não possui muito impacto ou onde os eventos já estão planejados para ocorrer.
RAW (Read As Written ou Lido como Escrito): quando uma regra é lida literalmente, sem interpretação.
RAI (Read as Intended ou Lido e Interpretado): quando a regra deve ser lida e interpretada, seja para esclarecer incoerencias ou esclarecer dúvidas.
Range Bands (Zonas de Alcance): Diz se dos diferentes alcances de armas e magias, sendo baseados nos conceitos de Corpo a Corpo (0 metros), Armas de Haste (3 metros), Curto, Médio e Longo Alcance (para magias e armas a distancia).
Ret-Com (Retroagindo): quando uma ação e todos os seus efeitos são revertidos devido a uma falha na aplicação de regras ou mudança de planos de um personagem ou do GM.
Referee (Juiz): ver GM
Round (Rodada): Definido como o tempo que leva para todos os jogadores e personagens do GM terem seu turno.
Role-play (Interpretação de Personagem): quando o jogador considera o conceito do personagem e aplica no jogo, seja nas escolhas que o personagem faz, maneirismos, vicios e outras caracteristicas ligadas a história.
Rules-Heavy (Regras Pesadas): jogo com diversas regras para coordenar o jogo.
Rules-Light (Regras Leves): jogo com poucas regras e que depende do GM para coordenar a partida.
S
Save or Suck (Passar ou se Ferrar): Quando uma magia ou habilidade causa um efeito negativo muito ruim e não permite uma segunda Salvaguarda para cessar o efeito.
Social Contract (Contrato Social): Acordo entre o grupo sobre o que será permitido na mesa, sobre frequencia de encontros, etc.
Striker (Agressor): dedicado a causar altas quantidades de dano e derrotar o máximo de inimigos em poucos turnos.
SOP (Standart Operating Procedure ou Procedimento Básico): descrição de uma sequencia de ação executadas de forma rotineira na mesma forma.
Ex: Ao encontrar uma porta, o Ladino do grupo irá usar Percepção para procurar armadilhas, encostar o ouvido e Percepção para ouvir o que está do outro lado e depois Kit de Ladrão para abrir a porta.
Spell-Slinger (Lançador de Magia): termo genérico para classes usuárias de magia.
SRD (System Reference Document): todo o conteudo lançado sob a licença Open Game License.
Stats (Estado): Indica os efeitos benéficos/maléficos que afetam um personagem como Dormindo, Cansado, Envenenado, Confuso, etc.
Sorlock (Abreviação de Sorcerer Warlock): abreviação de Multiclasse entre Feiticeiro e Bruxo.
Sorcadin (Abreviação de Sorcerer e Paladin): abreviação de Multiclasse entre Feiticeiro e Paladino.
SCAG: Sword Coast Adventurer’s Guide
Support Caster: usuário de magia que escolhe magias para complementar e aumentar a versatilidade do grupo.
Spotter (Vigia): personagem focado em Percepção, dedicado a procurar passagens secretas, armadilhas ou emboscadas.
Sneakers (Furtivos): personagens que usam magia, pericias ou disfarces para se infiltrar ou passar escondido por inimigos.
Secondary Role (Papel Secundário): algumas classes podem acumular duas funções quando o grupo é menor e precisam cobrir alguma área que falta um personagem especializado.
T
Target Number (Numero Alvo): valor que o jogador precisa obter para passar um determinado teste.
Third-Party (Conteudo de Terceiros): conteudo não-oficial criado por uma empresa não filiada a produtora do jogo.
TPK (Total Party Kill): quando o grupo de personagens morre em um combate ou desafio.
Trap Option (Opção Armadilha): uma habilidade ou escolha que está descrita de forma interessante mas na verdade é pior que as outras, normalmente induzindo ao erro.
Trappers (Guia): personagem que vai na frente do grupo, procurando e desarmando armadilhas.
TP: Tortle Package
U
UA (Unearthed Arcana): uma seção do site oficial da Wizard of The Coast que publica conteudos adicionais ainda em teste como novas raças, classes e regras em carater experimental.
Caso o conteudo não seja publicado em algum suplemento ou livro, ele é excluido após um ano.
Atenção pois o conteudo não é considerado oficial ou balanceado e fica a escolha do GM aceitar ou não a inclusão no jogo.
V
VGtM: Volo’s Guide to Monsters
X
XGte: Xanathar’s Guide to Everything
W
WGtE: Wayfarer’s Guide to Eberron
WOTC (Wizard of The Coast): Empresa que detém os direitos autorais do D&D.
Fontes:
Abreviações: https://rpgbot.net/dnd5/abbreviations/
Papeis: https://dnd5e.wordpress.com/2014/08/27/lets-rock-with-roles/
Site com Guias para Personagem: https://rpgbot.net/dnd5/characters/classes/