Todos sabemos como foi difícil a quinta edição em português chegar no Brasil.

Houve problemas com as editoras e demorou muito tempo até uma opção chegar aqui. Grandes revendedoras começaram a vender os livros em seus sites, todos em inglês é claro. Quando a Galápagos anunciou sua entrada no mundo do RPG, todos ficaram apreensivos no que seria feito. E posso dizer que eles conseguiram agradar a comunidade do RPG.

Para o lançamento da versão em português do Dungeons and Dragons, também famoso por ser chamado D&D, a Galápagos reservou o MIS, o Museu da Imagem e Som, no coração dos Jardins, para o evento.

Não era um evento simples e sim um evento interativo. Claro que o livro do jogador, o famoso PHB  – Players Handbook) estava a venda. Mas para entrar efetivamente no evento você tinha que se inscrever no site e conseguir um ingresso para a palestra ou aventura.

O ingresso era gratuito e este controle foi feito para simplesmente garantir o acesso de pessoas que iriam jogar ou assistir as palestras, e não ficar passeando pelo museu. Este que vós escreve, foi convidado pela Sagen Editora para mestrar no sábado e domingo, representando o Dungeon Geek, Bruno Mallavazzi, Anna Paula Tofoli,  Vinicius Parisi e Fabio Akamine além de mestres de peso como Gustavo Moscardo Domingues (o Rei Grifo) e Thaís Priolli Domingues, Eduardo Luiz Pinto do canal Por um Punhado de Dados, Nadir Alves e Renato Alves. Havia dois tipos de mesa, as de curta duração com noventa minutos duração e as de “longa” duração, de 3 horas.

Eu mestrei em 4 mesas de curta duração. Usei uma série de encontros do livro Aventuras para a Quinta Edição #7 – Encontros Fantásticos, da Sagen, para fazer uma história simples e divertida. Mas a Galápagos convidou outros canais e pessoas de prestigio para participarem do evento, como a Roleplayers, Casa Velha RPG e Por um Punhado de dados.

As mesas estavam sempre cheias e os jogadores vidrados nas histórias que seus mestres contavam e entretinham-nos. Alguns brindes eram distribuídos ao final do jogo. O evento foi muito bem organizado e a equipe da Galápagos, faziam todo com calma e mantinham a oganização de jogadores nas mesas.

Já está rolando em alguns grupos de WhatsApp e no Facebook o lançamento dos próximos livros de D&D e seriam vários livros já em 2020! Será um desafio traduzir e distribuir todos estes novos livros traduzidos. Aguardo ansiosamente por ver estes livros Mas, como evento piloto, acredito que foi um sucesso!

Agradeço a Sagen Editora por ter me convidado e meus amigos a participarem deste lançamento!

 

Site Galapagos : https://www.galapagosjogos.com.br/

Site Sagen Editora: https://sageneditora.com.br/

Fotos cortesia da Sagen Editora.

Deixe um comentário