Para aqueles que se dedicam ao hobby do RPG, uma das maiores frustações possíveis é de montar aquela aventura incrível ou o personagem dos seus sonhos e não ter com quem jogar.
Knights of Pen and Paper se propõem a “resolver” esse problema para seus jogadores, uma vez que você controla um DM e um pequeno grupo de aventureiros com o objetivo de explorar o mundo fantástico de Paperos e derrubar o temido Paper Knight.
Originalmente lançado em 2013 pelo estúdio brasileiro Behold Studios (que também lançou Chroma Squad) o jogo Knights of Pen and Paper está em sua segunda edição e foi lançado pela Paradox Interactive, estúdio sueco que tem se especializado em jogos de estratégia.
Originalmente lançado em 2013 pelo estúdio brasileiro Behold Studios (que também lançou Chroma Squad) o jogo Knights of Pen and Paper está em sua segunda edição e foi lançado pela Paradox Interactive, estúdio sueco que tem se especializado em jogos de estratégia.
Toda a Aventura Começa com uma Ficha de Personagem
Como DM, você precisa montar um grupo de aventureiros que se complemente e que tenha equilíbrio para avançar em mapas que ficam progressivamente mais desafiadores – Escolhendo os melhores atributos entre três categorias principais:
- Grupo: Estamos falando de um jogo dentro do jogo, então você simplesmente não começa falando de raças e sim do tipo de jogador que estaria na sua mesa. Nessas horas, você poderá escolher entre Jock, Cheerleader, Surfer, Rich Kid, Rocker, Goth, Lab Rat, Hipster, Exchange Student e Bookworm. Nem todos esses grupos estarão disponíveis no começo do jogo, mas eles serão liberados conforme você avançar e ganhar pontos de experiência ou moedas.
- Raça: Agora sim, estamos falando de território do RPG tradicional! Nesse quesito, os criadores do jogo optaram por simplificar a mecânica e reduziram o número de raças disponíveis para 3: Humanos, Elfos e Anões.
- Classe: Para completar, escolha uma das classes disponíveis para fechar o seu grupo de aventureiros! São elas: Clérigo, Paladino, Guerreiro, Ninja, Mago, Feiticeiro, Ladino, Caçador, Bárbaro, Monge, Cavaleiro, Druida e Psiônico.
Ainda no melhor estilo RPG de mesa, ao escolher a melhor combinação entre Grupo, Raça e Classe, você deve levar em consideração a melhor combinação entre os 3 Atributos utilizados por todos os personagens: Corpo, Sentidos e Mente. Encontrar o equilíbrio perfeito entre esses elementos vai garantir que o seu grupo de aventureiros consiga avançar no jogo.
Você como Mestre também precisa se preocupar em como avançar no jogo! Uma vez que os pontos de experiência e moedas que você ganha quando sua party avança podem ser trocadas por elementos que ajudam a decorar a sua sala de jogos – Esses elementos, podem oferecer vantagens aos seus jogadores, durante o desenrolar da aventura.
O jogo tem uma pegada mais casual, mas pode se tornar mais desafiador caso a seu grupo não esteja perfeitamente equilibrado – Em minha primeira experiência com o jogo, avancei sem problemas com uma party até esbarrar em um mapa que exigia um nível que meus personagens ainda não tinham e ele não me oferecia meios de retroceder e ganhar mais experiência. Podemos dizer que esse foi meu primeiro TPK (Total Party Kill ou em outras palavras Grupo de Jogadores Totalmente Eliminado).
Knights of Pen and Paper 2 ainda está cheio de referências a coisas do universo do RPG – Não só utilizando mecânicas do RPG de Mesa, mas também espalha pequenas menções pelas cidades e npcs que você pode encontrar (Não é à toa que o ponto inicial da sua jornada fica em Spawn Point Village).
No final das contas, você não precisa ser um mestre experiente para se divertir com Knights of Pen and Paper 2 – Só precisa de imaginação, um pouco de estratégia e muito bom humor (O mesmo que você precisaria ter em qualquer mesa de RPG).
Minha nota final para o jogo é de 4/5 D20s – O jogo foi originalmente criado para mobile, então está disponível para IOS e Android, mas também é possível encontrar adaptações para PC na Steam.