Pokémon GO e o Senso de Comunidade

Lançado em 6 de Julho de 2016, Pokémon GO foi um fenômeno instantâneo. Juntando uma franquia famosa no mundo todo com um novo conceito de jogo, conseguiu virar uma febre mundial.
Lembro o dia que o jogo foi lançado com clareza, as pessoas vidradas em seus celulares na rua, comemorando todo Bulbassauro ou Charmander pego, reclamando de tantos Zubats e Ratatas.
Pokémon foi um sucesso pois conseguiu transcender a camada de nicho, atingindo o mainstream: O Público Casual. Porém o jogo lançado nessa data tinha um grave problema: parecia um jogo inacabado, uma versão beta.
Diversas funcionalidades mostradas no próprio trailer de lançamento não estavam presentes, como o PvP (jogador contra jogador), a troca de Pokémon entre jogadores e aquele Mewtwo enorme no final do vídeo. Com isso, o inevitável aconteceu e as pessoas começaram a parar de jogar devido ao fator repetição.
Segundo dados da empresa ComScore, empresa que estuda o comportamento e hábitos de consumo de usuários da internet do mundo todo, o jogo perdeu 80% de sua base de jogadores apenas 9 meses depois do lançamento.
A queda constante no uso do app fez a Niantic acordar (pelo menos um pouco) e iniciar uma série de atualizações para tentar contornar o problema.
Essas mudanças eram o sopro de ar fresco que o jogo tanto precisava.
Batalhas de Raid – O marco zero da comunidade:
As batalhas de raid consistem em derrotar um Pokémon mais poderoso que aparece em ginásios. Elas exigem dos usuários cooperação e dedicação, apresentando um sistema com até 5 níveis de dificuldade:
· Nível 1: Pode ser facilmente feito por jogadores solo, com Pokémons de níveis mais baixos.
· Nível 2: Pode ser feito com um pouco de dificuldade por jogadores solos, mas exigem Pokémons de níveis intermediários.
· Nível 3: Pode ser feito solo por jogadores experientes, porém a partir deste nível já e recomendo um grupo de pelo menos 2 pessoas.
· Nível 4: Não é possível fazer solo, são as raids com os Pokémons mais fortes, normalmente precisa de no mínimo 4 a 5 jogadores experientes.
· Nível 5: São os Pokémons Lendários, onde uma Raid pode precisar de 12 pessoas no mínimo.
Já deu para perceber que nos níveis 4 e 5 é onde a coisa fica séria e é aqui que nasceu o senso do comunidade em torno do Pokémon Go.
No começo as pessoas podiam simplesmente jogar sozinhas, andar por aí e pegar o máximo de Pokémons que fosse possível, mas e agora, que é necessário ajuda para capturar os melhores?
Isso forçou as pessoas a se unirem, a procurarem outros jogadores perto de seus trabalhos e de suas casas, aos poucos se organizando em grupos. O mais comum é ter grupo de pessoas por bairros, facilitando a proximidade e a agilidade para fazer as raids, que tem tempo limitado para serem feitas.
O melhor disso foi que acabei conhecendo mais o meu bairro! Conheci diversos vizinhos que nem sabia que existiam e por diversas vezes ajudei e fui ajudado pelo grupo.
Ok, você ficou empolgado em capturar um Lugia ou quem sabe um Zapdos, mas não conhece ninguém? Vou tentar te ajudar.
A primeira dica é: Esqueça o Facebook! As comunidades na plataforma são pouco organizadas ou ativas. O que vai realmente te ajudar é encontrar o grupo de WhatsApp da região, pois é ali que a comunidade mais empenhada está reunida.
Se você realmente não conhece ninguém no grupo do bairro, será preciso um pouco de esforço de sua parte. Fique de olho nas Raids Lendárias, pois são elas que atraem o maior número de pessoas! Apesar das raids de níveis mais baixos ajudarem o jogador a ganhar experiência, as chances de encontrar outros jogadores são pequenas.
Escolha um sábado e vá atrás das lendárias de seu bairro, com certeza você vai encontrar um grupo de pessoas batalhando e a partir daí é só pedir para entrar no grupo do bairro e começar a interagir com a comunidade.
Eu mesmo tive que andar pelo meu bairro para achar pessoas jogando, fazendo raids e de cara fui bem aceito pelos outros, pois quanto mais pessoas dispostas a jogar, mais fácil o jogo fica, mais ajuda se tem.
Além das Raids, a Niantic tem organizado diversos eventos mensais e novidades ainda estão por vir, mas isso fica para uma próxima.
Esta é uma ótima época para voltar ao mundo Pokémon, então liberte o treinador Pokémon dentro de você e seja feliz.

Deixe um comentário