O que é TDE?
The Dark Eye é um RPG de fantasia criado na Alemanha no ano de 1984. Seu sucesso foi tão grande, que hoje em sua quinta edição, é o jogo de RPG mais jogado do país, além de ter criado diversos jogos derivados em outras mídias, como jogos de videogame e cardgames.
Um grande diferencial do mundo de Aventuria é que ele foi construído com semelhanças ao nosso mundo, incluindo seus povos e culturas, que o torna mais próximo de nossa realidade.
Mas não devemos confundir a semelhança com a falta de fantasia, pois o mundo é bem rico em outras raças, monstros e criaturas magicas.
Mecânica de rolagens
A mecânica central do The Dark Eye consiste na rolagem de um ou mais d20 para os testes. Um sucesso é o valor menor ou igual o necessário, qualquer valor acima é um fracasso. Testes de Perícias são um diferencial, onde são jogados 3d20, cada dado representando um atributo. As perícias possuem uma reserva de pontos e eles podem ser usados para ajustar a rolagem e garantir um sucesso.
Exemplo de rolagem de perícia:
Gustav estava seguindo um Orc na floresta mas perdeu seu rastro e para continuar a perseguição o DM solicita um teste da perícia Rastrear, na qual Gustav tem valor 7.
A Perícia Rastrear é representada por Coragem (13), Intuição (12) e Agilidade(14). Gustav faz a primeira jogada contra Coragem e tira um 10, um sucesso. A segunda jogada é contra Intuição e ele tira um 18, uma falha, porem Gustav pode gastar os pontos de sua perícia para ajustar essa jogada, assim gastando 6 pontos de 7, o resultado agora é 12, sobrando 1 ponto nesse pool. Gustav agora pode ter sucesso no teste desde que tire 15 ou menos na próxima jogada, levando em conta que ele ainda tem 1 ponto na reserva para ajustar seu 14.
Combate menos passivo
Um grande diferencial do combate no The Dark Eye, é que o jogador fica menos passivo, pois ele ataca e também defende. Um combate se desenrola com uma iniciativa para ver quem vai agir primeiro e depois as ações dos jogadores. Jogadores tem valores de ataque e aparar na ficha, que são determinados por atributos. Quando quem está atacando obtém um sucesso e o defensor falha em aparar, o defensor sofre o dano do ataque subtraído o valor de armadura caso ele tenha.
Exemplo de um combate corpo-a-corpo simples:
Após a iniciativa ser definida, o humano Jack consegue atacar primeiro o Orc com seu machado. O atributo de ataque de Jack é 13, e na jogada ele tira um 9, um acerto.
O orc vai tentar aparar o ataque com seu escudo, o seu valor de aparar é 12.
O resultado da jogada é 14, ou seja, ele não consegue aparar o golpe de Jack e vai sofrer o dano da arma.
Como a arma tem ataque 1d6+5, jack rola um d6 e tira o valor de 5, então 5+5=10, o valor de dano. Como o Orc usa uma armadura com proteção 4, o valor real do dano é 6 (10 do dano menos 4 da armadura).
Magia
É claro que em um mundo magico, temos magia, um dos itens centrais do sistema. Aqui os personagens com acesso a magia tem um contador de energia arcana, que serve como mana do cenário. A energia arcana flui por todo o mundo de Aventuria.
Um bom exemplo de como a energia arcana é importante, é quando um mago cria um item magico: Ele perde uma parte de sua energia arcana em definitivo, pois ela deve ser embutida no item criado. Então um mago deve ser bem sábio em suas decisões de como usar a sua magia.
Customização Sem Precedentes
Outro ponto importante em The Dark Eye, e que vale ser mencionado, é seu processo de criação de personagens e a vasta gama de customização que o jogo oferece. Você poderá escolher entre diversas raças, culturas, ocupações além de ter a possibilidade de escolher diversas vantagens e desvantagens que tornarão todos os personagens criados realmente únicos.
Conclusão
The Dark Eye tem um mundo vasto, tanto de raças quanto de monstros, um combate rápido e tático e magias de diversos tipos. Com um pouquinho de realidade em meio a fantasia, torna o sistema atrativo e bem elaborado para diversos jogadores.
The Dark Eye entrará em financiamento coletivo em agosto e é uma chance única de jogar um sistema tão aclamado na Europa. Com mais de 30 anos de historia e refinado com as regras modernas de sua quinta edição, The Dark Eye é um sistema que deve ser aproveitado por todo mundo que gosta de um mundo bem construído, historias fascinantes e um robusto sistema de regras.
Fique ligado que em breve mais novidades serão divulgadas!
Essa matéria foi escrita por:
Bruno Mallavazzi