Review SEM SPOILERS de Star Wars: Episode IX – Rise of The Skywalker

Fui com um grupo de amigos que ainda não conheço muito bem, e as opiniões foram diversas. Então, quem foi assistir, saibam que as opiniões SERÃO diversas.
Vou começar resumindo aqui minhas opiniões sobre os episódios VII e VIII (Despertar da Força e Os Últimos Jedi, respectivamente). Eu gostei muito do VII. è um filme sólido mostrando “somos capazes de fazer um Star Wars” portanto é um mashup dos arcos dos episódios 4, 5 e 6 (série clássica). Já o episódio 8, foi escrito e dirigido por outras pessoas. Enquanto eu argumento que é um filme muito bonito, alguns ganchos de roteiros que teriam sido muito interessantes de serem explorados, foram “descartados” quase que como para contradizer as teorias dos fãs. Os pais da Rey são o principal exemplo. Que no episódio 7 sugerem terem sido importantes, e no 8 fala que eles não eram ninguém.
Isso faz com que esses 2 filmes apresentem personagens de formas diferentes, e não existe uma coesão no desenvolvimento deles.Esse filme, o IX , é feito pelo mesmo diretor e roteirista que o episódio 7. E algumas coisas ele deixa passar, mas muitas ele só pega de onde ele parou e ignora um pouco a existência do 8.
Isso é bom em alguns aspectos, pois personagens voltaram a ser como eram no 7. E é ruim em outros, pois a carga emocional do arco de desenvolvimento deles não tem momentum desde o primeiro filme.
Uma coisa que me agrada na trilogia original é o arco do Luke, Leia e Han, porque eles realmente amadurecem no decorrer de 3 filmes.
Nessa saga isso peca.
Porém, se olharmos esse filme 9 isoladamente, ele é muito coeso em relação à desenvolvimento.
O filme foca na Rey, mais do que em qualquer outro personagem, e eu acho que isso é acertado. O episódio 8 foi muito desconexo em relação ao foco e ao protagonismo da história e isso é um dos fatores que me faz desgostar do 8.

Esse foco na Rey é em alguns níveis, interessantes de discutir. Quem quiser spoiler vem na mensagem privada PV(1).

Sobre outros personagens:
Poe e Finn aparecem bastante até.
O Poe é o ABSOLUTE BISSEXUAL ICON que ele sempre teve o potencial de ser. Inclusive queria que a Disney tivesse coragem de fazer ele ficar com o Finn. Que não é nem spoiler. Ninguém aqui realmente achava que eles fossem ficar juntos. E se tivesse, mil perdões, mas tu é inocente.

O Finn tem um arco de descobrimento aí que é legal, mas no geral o personagem foi muito… levado por aí. Ele toma as decisões de ser arrastado pelo plot. O que eu achei… estranhamente coerente,
Se alguém quiser me perguntar sobre interesses românticos dos dois, venham falar em PV(2).
Eu sei que Star Wars é assunto delicado, então não quero correr o risco de spoilar com nada.

Pouquíssimos personagens secundários foram apresentados. O que é bom, pois Star Wars sempre teve muito personagem a oferecer. 3 são dignos de nota. Um baixinho, uma moça e um droid. Esse droid é tão fofo que eu quero um bonequinho. Sério.

Dos personagens secundários que já existiam. Fizeram a Carrie Fisher com aquela animação 3D meio uncanny, mas eles não exageraram. Ela fala pouco e aparece bastante de costas, o que implica num dublê. Então não deu tão ruim.
A personagem da Lupita que apareceu no 7 e sumiu no 8 volta a surgir.

Eu acho que eu nunca gostei tanto do C3-PO quanto nesse filme. Ele é muito incrível.
Mais informações venham no PV(3) também.
Sobre a fotografia:
O J. J. Abrams fez um filme que eu achei bonito, mas muito escuro. Esteticamente o 8 me agradou mais. Mas esse 9 tem várias cenas de luta muito bem colocadas e escolhas de cenário que me são muito agradáveis.
O figurino mesma coisa. Nada superou os vestidos da Amidala dos episódios 1 a 3, mas são… legais? Nada fora do que essa trilogia já tinha apresentado.
Porém tem uma enorme estrutura/nave quadrada que me lembra um Borg Cube, do Guia do Mochileiro das Galáxias.
Sobre a Trilha:
Eu amo John Williams de paixão. Mas o uso contínuo da Marcha Imperial e o Pôr do Sol-Binário em cenas do lado negro e do lado claro da força… Sei lá. Me tirou a imersão um pouco. Achei o uso meio exagerado. Mas pode ser algo pessoal meu, que presto atenção nisso.
Sobre o roteiro, é algo que vou falar BEM por cima.
Quem quiser… PV(4). Mas achei esse filme com um roteiro bem mais amarrado do que o 7 e o 8. O problema do 7 era que vc sabia tudo o que ia acontecer, porque ia só acontecei igual aos episódios 4, 5 e 6. O episódio 8 você não sabia o que ia acontecer, por uma questão de spite. E esse episódio 9, você sabe o que vai acontecer, por uma questão de set up e pay-off. Se você observar os setups direitinho, você sabe para onde o filme vai.
Isso é ruim, pois o filme pode se tornar previsível, mas isso também é bom pois a história de Star Wars sempre foi sobre mais do que só o roteiro.
Tem uma cena em que personagens se beijam que eu fiquei muito “mas… por que?”, afinal eu nunca tinha visto esses personagens desse jeito. Mas eu consigo entender alguns motivos possíveis. Esse aqui, venham falar de spoiler comigo PV(5)

As cenas de luta estão bem legais, mas as cenas de perseguição nem tanto.As naves explodem tão fácil como sempre, e você sempre perde uma nave ou outra de vista.

Queria sinceramente conversar com as pessoas se existe deus-ex-machina em Star Wars, ou se a Força é um bom artifício de roteiro. PV(6)

No final, eu gostei muito. Acho que gostei mais que o 7, mas como acontece nas outras trilogias, esse filme não faz sentido isoladamente.
Acho que.. o ideal hoje é ver o 7, e o 9. Editando algumas cenas do 8 como flashback. Pois a batalha final no deserto de sal é muito boa.

Obrigada à todos e venham falar comigo!
Eu numerei os tópicos para as pessoas virem me perguntar coisas especificas quando vierem conversar comigo no privado, afinal.. algumas pessoas não querem todos os spoilers, mas alguns tudo bem.

Beijos!
Hita

#hitareviews #reviewsdahita #review

Essa matéria foi escrita por:
Hita

Deixe um comentário