Velozes e Furiosos ou Vintage Classudo? – Os diferentes Sistemas de RPG

Para Roots e Modernos, Narrativistas e Gamistas sem julgamentos!!!

Bem-vindo de volta aspira!

Pegue seu avental, procure umas botas e bora se sujar na graxa.

Vamos falar da parte mais chata do RPG, aquela que costuma polemizar, trazer paixões e discussões acaloradas.
Sim, vamos dissecar os Sistemas de RPGs inteirinhos por dentro.
Aviso, se espera um review detalhado, tenho uma surpresinha…
Aqui vamos no melhor estilo Furioso, esquartejando e resumindo tudo com meus pitacos pessoais.

RPGs, uma questão (pessoal) de Motor, Sistema e Chassis.

Ok, por que não usar os termos mais técnicos Sr. Furiosos?
Por que não quero, quero explicar sem muita teoria, então vamos a melhor parte, dissecar tudo!

O que é um Motor?

Pegue um sistema, leia-o e veja do que se trata, esse é o Motor. Poderia chama-lo de conceito, espirito, etc. Mas quero chama-lo de Motor, porque afinal ele que irá puxar toda a história, narrativa, regras e penduricalhos. O Motor parece ser pensado para algo rápido e frenético? O sistema então será montado para executá-lo e o chassi irá dar o suporte extra.
A maioria se divide em Motores para histórias mais lentas e cheias de detalhes ou focados em histórias dinâmicas e pouco densas.

Beleza, e o Sistema é o que sabichão?

O Motor puxa tudo, mas quem faz a ponte entre o motor e os jogadores é o Sistema. Se os jogadores quiserem alterar o rumo do jogo, irão mexer no Sistema para continuar movimentando o motor para onde querem, nem que seja preciso fuçar e martelar até conseguir.
Acredite em mim, players devem ter muito tempo livre enquanto planejamos as sessões.

Sobrou o Chassi certo?

O Chassi é tudo aquilo que está lá como penduricalho, seja as regras extras, regras de perícia, etc.. Você pode adicionar mais coisas, altera-las ou tira-las sem causar grandes problemas. Acredite, pode chamar isso de regras especificas, suplementos, cenários de campanha, etc.

Bora esquartejar?

1 – Aquele maldito dado do mestre que só sai número baixo ou Sistema D20

Motor: Narrativa de jogos mais estratégicos com bastante opções de personalização de personagem baseado em classes e talentos.

Sistema: O mestre apresenta uma dificuldade (monstro, desafio, etc.) e uma dificuldade-alvo. Os jogadores lançam o D20 e somam os bônus e subtraem as penalidades tentando obter mais que o alvo.

Chassis: O sistema de classes e talentos parece ser a marca registrada do D20. Se o sistema é D20 ele vai estar lá. Isso dá mais opção fixas para montar seu personagem e traz mais facilidades para o jogador que prefere saber exatamente o que o seu personagem sabe ou não fazer. Um ponto negativo fica para o sistema de magia, desbalanceado e restritivo demais.

Lista Completa: https://en.wikipedia.org/wiki/Category:D20_System

 

2 – Perfeito para o azarado que só rola baixo ou Sistema Roll Under/D20 Abaixo

Motor: Jogos rápidos onde os players têm liberdade para criar seus personagens sem classes e poderes pré-definidos.

Sistema: O mestre define uma dificuldade, os jogadores definem um meio de enfrenta-la e tentam rolar um D20 abaixo do valor de seu atributo escolhido pelo mestre.

Chassi: Como o sistema se baseia em valores fixos, então classes, magias e pericias quase sempre acabam escolhidos pelos próprios jogadores em regras simples e descritivas ou não possuem um peso tão grande na mecânica. Uma regra muito boa é a de magia maleável, onde você escolhe palavras e cria magia baseada nelas e pode gastar pontos para alterar as suas magias para se adaptarem a sua necessidade.

Ex: Macchiato Monster, Black Hack, White Hack, Espadas Afiadas e Feitiços Sinistros, etc.

 

3 – Mestre dos Rolês Aleatórios ou Powered by Apocalipse

Motor: Uma regra para todos governar! Oferece um sistema de regras para ser modificado a gosto do narrador baseado em ação e reação frenética e história criada no calor do momento.

Sistema: O narrador indica uma cena, os jogadores descrevem suas ações, o mestre pergunta como eles fazem e pede um teste. Cada jogador lança 2D6+Atributo e bônus, se tirar 10+ Sucesso!, com 7 a 9 eles irão sofrer mas vão sobreviver, se tirar menos que 6 é melhor cerrar os dentes pois o chumbo é grosso!

Chassi: Um sistema muito bom de criação de regras permite que o mestre personalize quase tudo no jogo. E o método de criação de background é um dos mais sólidos que já conheci. Tem como ideia principal o suporte a improvisos e histórias criadas no momento estimulado por perguntas chaves.

Lista de Jogos: https://en.wikipedia.org/wiki/Powered_by_the_Apocalypse

 

4 – Baldes de D10 ou Storyteller

Motor: Histórias densas, lentas e centradas nos personagens e seus dramas éticos com muito terror, mesmo que alguns costume não ligar muito pra isso.

Sistema: Jogadores narram o que vão fazer e qual Atributo+Pericia vão usar, o mestre determina um valor alvo e número de sucessos, jogadores somam seus valores e jogam 1d10 para cada ponto tentando obter dados acima do valor alvo e mais do que o exigido pelo mestre.

Chassi: Uma ficha feita sob medida para psicólogos. Um personagem de Storyteller vai ter muita profundidade pois a ficha praticamente guia o jogador em pensar nisso.

Apesar de rolar tantos D10 pode ser frustrante em alguns pontos, o sistema no geral possui boas regras como a Perda de Humanidade e as Vantagens e Desvantagens que apoiam a caracterização dos personagens.

Lista de Jogos: https://en.wikipedia.org/wiki/Storytelling_System

 

Perguntas:

– Gostou? Não gostou?

Não importa, jogue-os e se divirta, isso aqui é só uma revisão rápida e minha opinião não precisa ser levada a sério.

– Algum sistema que você conhece não está na lista?

Bem, provavelmente desconheço ou nunca mestrei/joguei, e se não mestrei ou joguei não costumo dar opinião.

Mas nada impede de escrever um artigo e mandar pro site da Dungeon Geek!

 

Essa matéria foi escrita por:
Mestre Furioso

Deixe um comentário