Venha se perder em Stardew Valley

Eu sou culpada para falar: Amo jogos nesse estilo! Nada me deixa mais feliz do que jogar horas e horas de jogos de simulação, organizando minha pequena vidinha digital e quando fiquei sabendo sobre Stardew Valley – por meio dos vários youtubers que dedicaram playlists ao jogo na época de seu lançamento – foi amor à primeira vista.
Lançado em 2016 pela Chucklefish – Que também lançou o incrível Starbound – Stardew Valley é o resultado de quase cinco anos de trabalho solitário de Eric Barone ou ConcernedApe que programou e desenvolveu o jogo SO-ZI-NHO.
Lançado em 2016 pela Chucklefish – Que também lançou o incrível Starbound – Stardew Valley é o resultado de quase cinco anos de trabalho solitário de Eric Barone ou ConcernedApe que programou e desenvolveu o jogo SO-ZI-NHO.
O jogo vendeu 3.5 milhões de unidades para PC, foi ganhador do prêmio de revelação do Golden Joystick Awards de 2016 e tem recebido críticas extremamente positivas por críticos e jogadores, que ressaltam a riqueza de detalhes, a fácil jogabilidade e a imersão oferecida pelo jogo.
“Ok! Até agora você falou muito, mas não falou sobre o jogo! Como se joga afinal?”
Stardew Valley é um jogo de simulação com elementos de RPG e o gancho dessa aventura é muito simples: Seu querido avô, em seu leito de morte, te deixou um envelope e o recomendou abrir quando “você estiver preparado”. Anos depois, o seu personagem – Que pode ser customizado do jeito de você bem entender – está cansado da rotina da cidade grande e de um trabalho sem graça por trás de um computador (Quem nunca?) e até que ele se lembra daquele envelope! Sim! Não é que nele tinha a escritura para a fazenda de seu avô, em Stardew Valley?
É aí que você se muda para o Vale e começa sua aventura – Abrindo caminho em uma fazenda que foi tomada por mato e fazendo sua vida em uma nova cidade.
“Mas quando é que o RPG entra nesse jogo?”
O seu jogo não vai ser só você e sua fazendinha! Ao acessar o menu principal, você vai descobrir uma barra com as progressões das principais habilidades disponíveis: Cultivo (Farming), Mineração (Mining), Pilhagem (Foraging, mas só por que a tradução dessa palavra é difícil), Pescaria (Fishing) e Combate.
Cuidar bem das suas plantações, colher frutos e sementes encontrados em suas caminhadas pelo Vale, explorar a mina abandonada atrás de minérios e enfrentando os monstros que aparecem em seu caminho são as maneiras mais fáceis de evoluir essas barras – Com o tempo, você também vai poder evoluir o seu relacionamento com os demais habitantes do Vale, descobrindo uma gama de personagens adoráveis (E quem sabe, se casando e constituindo sua família!) e isso tudo, em um ambiente que muda com as estações e com o passar dos “anos” dentro de seu ambiente.
O jogo tem suas limitações: Uma reclamação constante entre jogadores são de que os eventos e interações com os npcs podem parecer repetitivos, principalmente após muitas horas de jogo. Foram feitas atualizações para que seja possível jogar mais de uma vez, com a inclusão de elementos como a escolha do terreno onde sua fazendo ira ficar (criando um nível de dificuldade maior) e se acrescentando novos eventos – Mas o que promete trazer mais interesse para o jogo, será a inclusão de um modo de multiplayer, que tem sido muito aguardado entre os fãs do jogo.
Mesmo assim, isso não tira o brilho de um jogo simples e que parece te acolher sempre que você volta a jogar! Minha nota para Stardew Valley são 5/5 Junimos 😊.
Você pode encontrar o Stardew Valley para PC na Steam ou em seu provedor de jogos favoritos. O jogo também está disponível para Xbox One, PS4 e o Nintendo Switch.

Deixe um comentário